Os hackers e bandidos da internet estão ficando cada vez mais espertos e conseguindo burlar sistemas de avaliação e segurança que deveriam servir para te proteger dos golpes. Por isso é importante que, mesmo em um ambiente seguro como a App Store ou o Google Play, você esteja em alerta contra aplicativos suspeitos que vendem algo, mas não entregam o que prometem.

Apesar dos rígidos protocolos que as duas principais lojas de aplicativos impõem, nada impede que o dono de um app falso altere informações internas, fraude a seção de avaliações com resenhas mentirosas e compradas, ou cobrem por um serviço que não existe.

+ BC cria ferramenta para você descobrir se abriram contas em seu nome
+ Startup Zenklub tem vagas home office para todo o Brasil
+ Frota de ônibus da capital paulista emitiu 50% menos poluentes em 2021

Leia as críticas

A primeira dica para se proteger das furadas que existem nas mídias sociais envolvendo apps é ler com atenção as críticas feitas pelos usuários que não deram cinco estrelas naquele aplicativo. De cara você já economiza tempo (e dinheiro) evitando dores de cabeça no cancelamento das compras nos programas.

Cuidado na hora de aprovar a compra

Olhou as resenhas, baixou o aplicativo e gostou? Cuidado na hora do pagamento. Muitas assinaturas são semanais, algumas mensais e outras anuais. O preço até pode ser bom na sua avaliação, mas se você acredita que ele é mensal e a cobrança, na verdade, é semanal, a fatura do cartão vai chegar salgadinha e irritar você. Todas essas informações estão na própria tela de pagamentos, então, olho nela.

Pedindo reembolso

Agora, se você faz parte do grupo de pessoas que acabaram atraídas por algum app falso, ou que só te extorquiu com serviços ruins, vale a pena gastar alguns minutos entrando em contato com a loja de aplicativos do seu celular. Somente lá você consegue pedir reembolso e comunicar problemas envolvendo aquele programa. Não se esqueça de ajudar outras pessoas fazendo críticas e mostrando o tipo de problema que você teve.