Giro

Você sabe como evitar roubo do seu veículo? Veja 10 dicas de segurança

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Podem ser comprados sem IPI carros no valor de até R$ 200 mil (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

A expectativa de comprar um carro novo sempre vem acompanhada da preocupação com furto ou roubo do veículo. Infelizmente, isso não é um problema exclusivo dos grandes centros urbanos e esse tipo de ocorrência tem se tornado comum nas mais diferentes localidades do Brasil.



A culpa pelo furto ou roubo de um veículo nunca é da vítima. No entanto, os proprietários de veículos podem adotar medidas para minimizar esses riscos. Reunimos 10 dicas elaboradas pela seguradora Porto Seguro, a empresa de aluguel de carros Unidas e a rede de concessionárias Grupo AB. Confira a seguir:

1 – Atenção ao estacionar

Uma dica simples, mas que pode reduzir bastante o risco de furto ou roubo do seu carro é avaliar bem o local onde pretende estacioná-lo. Principalmente nas grandes cidades, existem regiões já bastante conhecidas pela ação de criminosos. Além disso, sabemos que certos locais, pelas próprias características, facilitam a ação de pessoas mal-intencionadas.

2 – Semáforos

Atenção ao parar em semáforos, principalmente em regiões mais perigosas, também é uma prática necessária. Pequenas distrações podem servir de convite aos criminosos. O ideal é se manter a uma distância razoável do carro à frente e não parar totalmente. Isso permite que, em caso de emergência, o motorista possa arrancar e evitar o assalto.

+ Estado de São Paulo tem aumento de roubos e furtos em outubro

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



3 – Busque rotas mais seguras

Uma das principais causas de furto e roubo de veículos é a utilização de rotas que não possuem a devida segurança. Falta de iluminação, pouco ou nenhum policiamento, sinal de internet ou telefone fraco, entre outros fatores, contribuem para a vulnerabilidade de certas ruas.

4 – Conferir o fechamento do carro

Apesar de simples, não podemos deixar de reforçar a importância de sempre conferir se as trancas do carro foram devidamente acionadas. É bem verdade que a maior parte dos veículos já contam com o trancamento elétrico das portas, acionado pela chave do automóvel. Porém, alguns criminosos agem por meio de dispositivos eletrônicos capazes de impedir esse trancamento remoto do carro. Ou seja, você aperta o botão do alarme, acreditando que as portas foram travadas, mas em razão da interferência gerada por um dispositivo criminoso, o trancamento não foi realizado.

5 – Evite deixar itens dentro do veículo

É importante não chamar a atenção de criminosos para o seu veículo. Por isso, sempre evite deixar objetos, sacolas ou qualquer outro item que possa ser confundido com algo de valor e estimular a atuação de pessoas mal-intencionadas. Caso seja necessário deixar algum objeto dentro do carro, uma boa dica é colocá-lo no porta-malas, pois lá não é possível ter acesso visual.

6 – Instale películas escurecidas nos vidros

Para proteger o que tem no interior do carro também é válido instalar uma película escurecida (insulfilm) nos vidros do seu carro. Além de aumentar a privacidade e segurança dos ocupantes do veículo, ela é um complicador para a ação de criminosos.

7 – Tome cuidado com a sua chave

Sem dúvida, o uso da chave é o modo mais simples de ter acesso ao veículo. Por essa razão, é muito importante ter um certo cuidado ao manusear e guardar as chaves do seu carro, pois alguém pode estar observando os seus passos desde a saída do veículo.

8 – Utilize dispositivos de segurança

Hoje existem diversos dispositivos e equipamentos que aumentam a segurança do automóvel, como bloqueadores e rastreadores automotivos. Além disso, já existem os sistemas de acionamento por meio de chaves presenciais, que travam o veículo assim que o motorista se afasta dele.

9 – Alarmes e vidros elétricos

Essa é uma medida muito simples, porém essencial para proteger seu veículo. Alguns sistemas de alarme, além de chamar a atenção de todos ao redor se houver algo de errado com o carro, também são capazes de cortar a ignição do motor ao ser violado, impedindo o furto do veículo.

10 – Reações em casos de assalto

Caso não seja possível evitar o assalto, é importante que os danos sejam minimizados. Saber como se portar diante desse tipo de ameaça ajuda a preservar a sua integridade física, além de, em alguns casos, facilitar a recuperação completa do veículo, sem danos.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto

Tópicos

;;Qual o valor do caução da Unidas? ab mobara adiador como funciona Aluguel de carros carros com chave codificada podem ser roubados carros que ladrões não gostam Como acionar o seguro da Porto Seguro? como evitar roubo de celular Como falar com a Porto Seguro Auto? Como funciona o caução da Unidas? Como informar um sinistro? Como ligar para a Porto Seguro? Como os carros são roubados? Como se prevenir de um roubo? Como solicitar sinistro Porto Seguro? concessionária honda rj concessionaria volkswagen dicas de segurança contra roubo dicas para evitar roubo de carros equipamentos contra roubo de carros grupo ab motos grupo ab sangue grupo ab trabalhe conosco melhor proteção contra roubo de veículos O que é comunicar um sinistro? O que é ser um porto seguro? O que é sinistro em empresa? O que está incluso no seguro Porto Seguro? O que fazer em caso de furto? O que fazer para diminuir os assaltos? O que quer dizer comunicado de sinistro? porto seguro acompanhar sinistro porto seguro auto 0800 porto seguro auto portal do cliente porto seguro auto serviços residenciais porto seguro auto sinistro porto seguro auto telefone porto seguro cartão porto seguro sinistro porto seguro sinistro aluguel porto seguro sinistro auto porto seguro sinistro celular porto seguro sinistro oficina porto seguro sinistro patrimonial porto seguro telefone Qual a melhor maneira de impedir o roubo de carro? Qual o 0800 da Porto Seguro Auto? Qual o carro mais difícil de ser roubado? Qual o telefone 0800 da Unidas? Qual o valor de aluguel para Uber? Qual o valor do caução para aluguel de carros? Qual o Whatsapp da Unidas? que é um SAC? radiador valor sinistro terceiro porto seguro telefone porto seguro tirar cabo de vela para evitar roubo unidas locadora unidas parcerias unidas reserva unidas santander unidas seminovos unidas telefone unidas uber