Se desejamos ter sucesso na nossa carreira ao mesmo tempo em que contribuímos para construir empresas mais saudáveis, famílias mais felizes e comunidades mais sustentáveis, precisamos mudar a forma de pensar sobre como exercemos a Liderança. As competências que foram adequadas durante os últimos 10 anos já não são mais tão úteis no mundo volátil, incerto, complexo e acelerado em que vivemos. Infelizmente, estamos formando líderes para uma realidade que já não existe mais!

A escassez de líderes no mundo empresarial é um fato. As empresas não conseguem formar líderes na quantidade nem na qualidade que necessitam para executar suas estratégias. Em um evento com cerca de 150 CEOs de grandes empresas, promovido pelo Experience Club, 76% dos respondentes a uma enquete disseram que não possuem os líderes que necessitam para executar suas estratégias nesse novo ciclo. Apenas 24% disseram dispor de lideres no nível que necessitam. O que fazer? Uma saída é tentar aprender com a prática de alguns Líderes Inspiradores. Esse tipo de líder se destaca por cinco hábitos bem cultivados:

  • Definem com clareza o propósito pomum. Oferecem às pessoas aquilo que mais desejam: um significado para suas vidas. Acreditam que as pessoas estão dispostas a oferecer o melhor de si, desde que se identifiquem com uma Causa, um Porquê para o seu cotidiano.
  • Formam outros líderes, não apenas seguidores: Desenvolvem em torno de si pessoas capazes de exercer a liderança quando necessário. Criam mecanismos, atitudes e posturas que estimulam o desenvolvimento do líder que existe dentro de cada um com quem convive. Valorizam e formam novos líderes, seu maior legado para o futuro da organização ou da sua família.
  • Cuidam do todo não apenas da parte: Atuam onde faz diferença. Não comandam apenas uma equipe de subordinados dentro das paredes de uma empresa. Exercem a liderança também “fora”, para cima e para os lados: lideram clientes, parceiros, comunidades, influenciam chefes, colegas, acionistas.
  • Fazem mais que o combinado: Não basta “bater metas”. Um líder surpreende pelos resultados, não apenas os quantitativos e financeiros, mas um conjunto de resultados que garantem a sustentabilidade do negócio. Sabem compatibilizar o hoje com o amanhã. Garantem o presente enquanto constroem o futuro.
  • Inspiram pelos valores: Constroem um mapa de atitudes em torno de valores que são explicitados, disseminados e praticados. Criam um clima de ética, integridade, confiança, respeito, transparência, aprendizado contínuo, inovação, paixão e humildade. Educam pelo exemplo. Primam pela coerência entre o que dizem e o que fazem. Lideram a si mesmo antes de pretender liderar os outros.

E você? Quais desses hábitos você já pratica? Quais precisa cultivar?