A corretora americana Charles Schwab está dando o primeiro passo para entrar no mercado brasileiro. Maior corretora de valores em volume de operação na Internet ? com 20% de todos os negócios com ações feitos na Web ? , ela foi autorizada pelo Banco Central a abrir um escritório por aqui. A decisão de atuar no País surge em meio a um momento de crise na companhia, provocado pelo fraco desempenho da corretora nos Estados Unidos. A Schwab perdeu US$ 95 milhões nos últimos dois meses, um encolhimento de 10% no volume de ativos. Continua, porém, sendo uma empresa grande, administrando US$ 865 milhões em recursos.

?A comunidade de internautas no Brasil é uma das que mais cresce no mundo?, disse Lionel Baugh, vice-presidente para América Latina e Caribe da corretora. O escritório, que será montado em São Paulo, será a base da Schwab para a região sul do continente. ?Precisamos atender a demanda de latino-americanos que querem investir em papéis dos Estados Unidos.? A Schwab informa que o volume de negócios on-line fechados por latino-americanos em 1999 praticamente dobrou em relação ao ano anterior. Daí vem o interesse dos controladores da empresa. O Brasil tem, atualmente, 7 milhões de internautas, o correspondente a 40% de todo o mercado da América do Sul. De acordo com a consultoria AT & Kearney, o número de usuários no País poderá triplicar até 2004, chegando a 25 milhões de pessoas.

Os planos de expansão da Schwab surgem em meio a um inferno astral que a empresa está vivendo desde o começo deste ano com a queda do índice Nasdaq, das ações de tecnologia nos Estados Unidos. O índice está em recuperação, mas ainda acumula queda de 5% no ano. Com a retração do mercado acionário, os clientes da corretora compram e vendem menos, gerando menos comissões e menos receitas para a Schwab. Em maio, as operações que geram comissões caíram 37%.

Empresa de marketing agressivo, a Schwab faz campanhas publicitárias dirigidas aos baby-boomers (a geração que foi roqueira na juventude, e agora tem empregos seguros e renda invejável), usando como garotos-propaganda os ex-beattles Paul McCartney e Ringo Starr. Se a corretora tem planos de crescer na Internet brasileira, porém, ainda precisa melhorar muito. O site em português, anunciado através de banners em publicações especializadas convida os interessados a se cadastrarem na corretora. Mas devido a problemas técnicos, nas últimas semanas era virtualmente impossível finalizar a operação com sucesso.