Ciência

Vírus da gripe causa danos diretos ao coração, aponta estudo dos EUA

Crédito: Pexels

Pesquisadores da Universidade de Ohio mostraram que o vírus da gripe ataca o coração (Crédito: Pexels)

Um estudo promovido pela Ohio State University, nos Estados Unidos, mostrou que o vírus da gripe é capaz de causar danos diretos ao coração. A descoberta vai na contramão da teoria de que as complicações cardiológicas ocorriam pela inflamação intensa do pulmão dos pacientes.

No artigo publicado pela revista Science Advances nesta quarta-feira (11), os pesquisadores detalham como o vírus Influenza provocou fibrose e disfunção elétrica no coração de camundongos.



+ Covid longa: estudo registra 23 sintomas mais de um ano após infecção

Como o vírus da gripe já havia sido encontrado em células cardíacas, os cientistas alteraram geneticamente o Influenza para que ele não se desenvolvesse no coração e assim provar que ele ataca diretamente o órgão. Esse vírus modificado foi usado para infectar um grupo de camundongos, que não apresentaram nenhuma complicação cardíaca, somente os sintomas comuns da gripe.

Deficiência genética

Os cientistas da Universidade de Ohio já haviam descoberto que camundongos sem o gene IFITM3, que codifica uma proteína-chave na eliminação de infecções do sistema imunológico, tinham maior risco de desenvolver problemas do coração durante a gripe.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Esse cenário deve ocorrer também em humanos, já que os portadores da deficiência do gene IFITM3 são mais suscetíveis a infecções graves da gripe.

Importância da vacina da gripe

O estudo teve como ponto de partida o aumento de eventos cardíacos a cada ano durante a chamada “temporada da gripe”, principalmente entre as pessoas não vacinadas.