Giro

Vírus da covid-19 se dissemina no nível mais forte da pandemia, diz Opas

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Há um rápido crescimento de novos casos de Covid em vários países do continente (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

Diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne alertou nesta quarta-feira para a rápida disseminação do vírus da covid-19 pelas Américas, no nível mais forte visto desde o início da pandemia. Durante entrevista coletiva virtual, ela disse que houve na última semana quase 7,2 milhões de novos casos confirmados relacionados à doença, com mais de 15 mil mortes.

Há uma aceleração nos novos registros da doença em vários países da região, inclusive no Brasil, notou Etienne.



+ Média de casos de Covid-19 no Brasil atinge recorde desde início da pandemia
+ Covid: Falta de doses suspende calendário de vacinação infantil no Rio

Os casos aceleram também na Colômbia, Peru e Bolívia, mencionou. Nos Estados Unidos e no Canadá acontece um “salto” nas hospitalizações por covid-19, destacou, complementando que as hospitalizações também aumentam em Argentina, Paraguai e Uruguai.

No Caribe, o salto nos casos é o maior na pandemia, disse ela. Nesse contexto, a autoridade reforçou a necessidade de se atuar para proteger o sistema de saúde.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!


A Opas lembrou que a vacina reduz a chance de desfechos graves e, consequentemente, a pressão sobre os serviços de saúde, e também defendeu medidas como o uso de máscaras, a lavagem de mãos, a disponibilidade de testes e o distanciamento físico para evitar a disseminação do vírus.




Tópicos

adolescentes adolescentes internados Agência Nacional de Vigilância Sanitária alerta Anvisa aplicação da Coronavac aplicação da Coronavac em crianças avanço da variante Ômicron Butantan capacidade máxima capacidade máxima de lotação Carissa Etienne casos graves combate à covid-19 Comitê Científico Comitê Científico de Combate à Covid-19 coronavac coronavírus covid Covid-19 crianças crianças e adolescentes internadas Dimas Covas diretor e presidente do Butantan DISSEMINAÇÃO doses doses em estoque enfermaria estabelecimentos eventos expectativa do governo GOVERNO DE SÃO PAULO Grande São Paulo hospital Hospital das Clínicas Instituto Butantan internação Internação de crianças e adolescentes na UTI Internação de crianças e adolescentes na UTI por covid aumenta internações internações de crianças internações de crianças e adolescentes Jean Gorinchteyn KN95 Laboratório leitos leitos de enfermaria leitos de UTI leitos de UTI da covid lotação mais vulnerável máscara mascara descartavel em sp máscara eficiência mascara em sp mascara em sp ate quando mascara em sp decreto mascara em sp multa máscara facial máscara gripe máscara influenza mascara liberada em sp? mascara n95 em sp mascara personalizada em sp máscara preço máscara protege da gripe? n95 nova variante nova variante ômicron novo coronavírus ÓBITOS ocupação nas unidades de terapia intensiva omicron Opas pessoas internadas pessoas internadas em leitos de UTI PFF2 população população ainda não vacinada população pediátrica presidente do Butantan prevenir casos graves qual a melhor máscara? qual máscara usar no transporte público? que máscara usar? São Paulo secretário estadual de Saúde servidores servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sintomas influenza sintomas ômicron sintomas.covid SP Surto de Covid-19 Terapia terapia intensiva Unidades de Terapia Intensiva urgente uso de máscara ao ar livre uso de mascara até quando uso de mascara atividade fisica uso de mascara atividade fisica faz mal? uso de mascara durante atividade fisica uso de mascara durante atividade fisica oms uso de mascara em sp uso de máscara em sp até quando uso de máscara na cidade de são paulo uso de máscara no brasil uso de máscara no rio de janeiro uso de máscara nos estados unidos uso de mascara obrigátorio uso mascara em sp uso obrigatório de máscara uso obrigatório de máscara facial UTI vacina covid 19 vacinação vacinação é urgente vacinação infantil variante variante omicron vulnerável