O bilionário britânico Richard Branson, idealizador da Virgin Galactic, afirmou que a sua companhia levará os primeiros astronautas ao espaço antes do Natal. Em entrevista à CNN nesta semana, ele afirmou estar “bastante confiante” com os rumos do empreendimento.

“Temos um brilhante grupo de astronautas que literalmente acredita 100% no projeto e dá tudo de si.”

As primeiras aventuras da Virgin Galactic ao espaço serão apenas com pilotos de teste. Branson já afirmou que ele será o primeiro turista após esta fase inicial e, posteriormente, passagens estimadas em US$ 250 mil serão comercializadas aos futuros interessados.

O SpaceShipTwo, o avião movido com propulsão de foguete, voará ao espaço depois que se soltar da asa de uma nave-mãe. O projeto foi exaustivamente testado no solo e em altitudes mais baixas, disse Branson. Mesmo com todos os preparativos, o bilionário afirmou que os primeiros voos serão “os mais perigosos.”

O último teste, em julho, enviou a espaçonave a uma altitude de 32,3 milhas. O objetivo é enviar o foguete a mais de 50 milhas acima da Terra, o suficiente para os passageiros serem considerados astronautas pelo governo dos Estados Unidos.

Apesar de toda agitação, a Virgin Galactic é reconhecida por não cumprir os seus prazos. O projeto de Branson teve início em 2004, com ambição de mandar os primeiros astronautas em 2007.

“Eu obviamente adoraria provar que nossos críticos estavam errados, e estou razoavelmente confiante de que antes do Natal nós o faremos”, disse o bilionário.