Um novo desafio de dança está se tornando viral no TikTok: o #JerusalemaChallenge. No entanto, o que fez a brincadeira ganhar espaço é a sua origem diferente da maioria dos desafios que já são um costume da rede social de vídeos.

Ele se originou em Angola e ganhou adesão de diversas equipes de trabalho diferentes, como bombeiros, policiais e times de pilotos e comissários de companhias aéreas. 

+ Uber fecha parcerias para levar população aos postos de vacinação

De acordo com o Olhar Digital, a música que embala a coreografia é a “Jerusalema”, do cantor sul-africano Nomcebo, com produção do Master KG. A composição tem influências de house music e música gospel, além de ser interpretada na língua zulu, que não é a mais falada na África do Sul.

A música foi lançada em 2019 e o vídeo com o desafio mostra um grupo de dança ensaiando enquanto comia seu almoço. No País, vídeos de pessoas reproduzindo a dança já podem ser encontrados desde esta época.

A coreografia só se tornou viral no ocidente no início de 2021, depois de ser executada pela Gardaí, a polícia irlandesa. Muito antes do TikTok houve desafios como o Harlem Shake e o Gangnam Style, por exemplo, mas a plataforma tem ajudado esses virais a chegarem em todo o mundo. Confira a seguir: