“O vinho da casa e de todo dia.” É com esse posicionamento que os empreendedores Adriano Santucci, Arthur Garutti e Thiago Santucci fundaram em 2017, a Fabenne: primeira startup de vinhos brasileira a oferecer a bebida com tecnologia bag-in-box. Em parceria com a cooperativa Vinícola São João, eles desenvolveram a embalagem ecológica que contém três litros de vinho. Hoje, a empresa disponibiliza três varietais: o tinto cabernet sauvignon, o branco moscato giallo e o rosé (com uvas malvasia e cabernet sauvignon). Uma das principais vantagens desse formato é a manutenção da qualidade do vinho por até 30 dias depois de aberto, além da relação custo e benefício podendo chegar à metade do preço de bebida semelhante. “O formato bag-in-box conserva o vinho a vácuo, o que garante a qualidade dias depois de aberto”, diz Adriano Santucci, CEO e cofundador da startup. “A ‘caixinha’ facilita todo o processo de manuseio e armazenagem do produto e, por não envolver vidro, oferece economia em valor e favorece a reciclagem, já que mecanismo para reutilizar vidro tem processo mais lento e mais caro.”

(Nota publicada na edição 1169 da Revista Dinheiro)