Giro

Vídeo: Vulcão Etna, na Itália, ‘cospe’ lava brilhante no céu noturno

Crédito: Reprodução/Redes Sociais

A última grande erupção ocorreu em 1992. Acredita-se que o vulcão tenha o maior registro de erupções do mundo, com a primeira erupção registrada em 425 aC. (Crédito: Reprodução/Redes Sociais)



O vulcão Etna, no sul da Itália, fez uma exibição impressionante na última sexta-feira, cuspindo lava em brasa durante o pôr do sol em meio a mais uma de suas erupções.

O Etna é o vulcão ativo mais alto da Europa, com 3.330 metros de altura, e promove espetáculos reais várias vezes ao ano. O aeroporto de Catânia, perto do vulcão localizado na ilha mediterrânea da Sicília, não foi afetado pelas cinzas vulcânicas.

+ 1980: Erupção vulcânica do monte Santa Helena nos EUA

Etna raramente causa dano. A última grande erupção ocorreu em 1992. Acredita-se que o vulcão tenha o maior registro de erupções do mundo, com a primeira erupção registrada em 425 aC.



As erupções do Monte Etna, classificado como um estratovulcão (um tipo de vulcão em forma de cone, com as laterais extraordinariamente íngremes), são bem comuns. Segundo vulcanólogos, esses vulcões são mais propensos a explosões de grande porte devido ao acúmulo de pressão por baixo do magma mais viscoso, que se acumula em suas encostas.