Giro

Vídeo reproduz movimento dos continentes no último bilhão de anos

Crédito: Reprodução/NASA

A vida evoluiu na extraordinária diversidade de 8,7 milhões de espécies, os humanos conseguiram ir ao espaço, construir inteligência artificial e muito mais (Crédito: Reprodução/NASA)

Muitas coisas mudaram na Terra durante o último bilhão de anos da existência da Terra. Nos sete continentes que conhecemos, a vida evoluiu na extraordinária diversidade de 8,7 milhões de espécies, os humanos conseguiram ir ao espaço e construir inteligência artificial e muito mais. As primeiras formas complexas de vida começaram a evoluir há cerca de um bilhão de anos.

+ Astrônomos estão animados com descoberta de possível novo planeta

A evolução planetária implica que as placas tectônicas estão se cruzando sobre o limo do núcleo do nosso planeta. O site de notícias Business Insider  revelou que geocientistas da Universidade de Sidney reconstruíram como as massas de terra e oceanos mudaram durante o último bilhão de anos.

Confira essas mudanças animadas no vídeo abaixo:

Podemos ver continentes verdes pesando sobre os oceanos representados em branco. As linhas coloridas indicam vários tipos de limites que separam as placas tectônicas. Triângulos vermelhos indicam limites convergentes (placas movendo-se juntas), curvas cinza-esverdeadas indicam placas deslizando lateralmente uma após a outra e linhas azul-roxas representam limites divergentes (placas se separando).

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel