Mundo

Vídeo mostra dezenas de migrantes amontoados em cerca na fronteira de Marrocos com Melilla



Por Ahmed Eljechtimi e Graham Keeley

RABAT/MADRI (Reuters) – Dezenas de imigrantes aparecem deitados ao lado de uma cerca na fronteira do Marrocos, com alguns deles sangrando e muitos aparentemente sem vida, em vídeo que mostra as consequências de uma tentativa de travessia em massa para uma cidade autônoma espanhola na sexta-feira, com pelo menos 18 mortes.

As autoridades marroquinas disseram que o desastre ocorreu depois que os imigrantes tentaram romper uma cerca em Melilla, com alguns morrendo esmagados após o que as autoridades chamaram de fuga causada por pânico, e outros caindo enquanto tentavam escalar a cerca.

O chefe local da Associação Marroquina de Direitos Humanos, Omar Naji, disse que seus membros e simpatizantes realizaram os registros em vídeo, que mostrou um grande número de pessoas gravemente feridas empilhadas junto com as forças de segurança marroquinas.




Ele disse que os imigrantes ficaram feridos por horas sem tratamento médico, levando a um número maior de vítimas.

Cerca de 2.000 imigrantes tentaram chegar ao território espanhol invadindo a cerca antes de enfrentar os guardas de fronteira por duas horas, com cerca de 100 atravessando a fronteira.

Segundo o Marrocos, 18 imigrantes morreram e dezenas ficaram feridos, mas a entidade de direitos humanos disse que o número de mortos chegou a 29, citando autoridades médicas locais não identificadas. A Reuters não conseguiu falar com nenhum dos imigrantes que tentaram atravessar a fronteira.