Giro

Vídeo mostra como seria viajar pelo sistema solar na velocidade da luz

Crédito: Reprodução

Caso fosse possível viajar na velocidade da luz a única diferença para uma viagem normal seria o tempo gasto no percurso até o destino. (Crédito: Reprodução)

Você já deve ter imaginado como seria viajar pelo sistema solar na velocidade da luz. O que veríamos navegando pelo espaço a uma velocidade 299.792.458 metros por segundo? Embora seja impossível alcançar essa velocidade com a tecnologia atual, o diretor e animador norte-americano Alphonse Swinehart, nos dá um vislumbre de como seria a visão de uma viajem como esta.

Caso fosse possível viajar na velocidade da luz a única diferença para uma viagem normal seria o tempo gasto no percurso até o destino. Como a luz leve cerca de 8 minutos para vir do Sol até a Terra, então seriam pouco mais de 4 anos até Proxima Centauri, a estrela mais próxima além do astro que ilumina o nosso planeta.

+ Turismo espacial: quem são os 4 civis que formam a tripulação da SpaceX esta semana

Seriam aproximadamente 5 horas e meia até Plutão e quase um ano para atingirmos o fim do sistema solar, que termina na Nuvem de Oort.



Essa viagem foi ilustrada pelo diretor e animador norte-americano Alphonse Swinehart, com o vídeo Riding Light. O vídeo é protagonizado por um fóton, em sua jornada começando pelo Sol e se afastando em tempo real por 45 minutos. Neste tempo, até onde é possível chegar?

No vídeo é possível conferir diversos detalhes sobre a distância percorrida desde o Sol e quanto falta para chegar ao próximo corpo celeste. É possível conferir a passagem do fóton por planetas como Mercúrio, Vênus, Terra e Júpiter. Mas, nestes 45 minutos não é possível chegar até Saturno, que fica mais longe, numa viagem que leva 1h21 estando na velocidade da luz.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km