Centenas de aves migratórias foram flagradas caindo no chão por uma câmera de segurança na cidade mexicana de Cuauhtémoc. No vídeo que viralizou, os pássaros aparecem caindo de repente, muitos já mortos. O jornal mexicano El Heraldo de Chihuahua informou que muitos moradores avistaram vários pássaros de cabeça amarela mortos nas estradas e calçadas de Cuauhtémoc, no norte do México.

+ Na Austrália, o coala é uma espécie em vias de extinção

De acordo com biólogos, o bando é formado por graúnas-de-cabeça-amarela, uma espécie do Canadá que migra para o norte mexicano durante o inverno, em busca de temperaturas mais amenas. As cenas viralizaram não só pela natureza chocante, mas também por outras duas razões: a causa do misterioso ocorrido e uma preocupação com possíveis riscos para as pessoas que vivem no lugar.

https://twitter.com/Reuters/status/1493059924007567360?s=20&t=etQQeLf1sqBPimpyVCyzeg

As autoridades locais não conseguiram identificar imediatamente a causa da morte súbita das aves. Mas um veterinário suspeitou que as aves inalaram fumaça tóxica de um aquecedor ou podem ter sido vítimas de linhas de energia próximas.

Nas mídias sociais, muitas pessoas estão culpando a tecnologia 5G – uma teoria não apoiada por evidências. Segundo o jornal inglês The Guardian, a causa pode ser um ataque de um pássaro predador que levou todo o bando a cair no chão.