Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) – A distribuidora brasileira de combustíveis Vibra, antes conhecida como Petrobras Distribuidora SA, fechou negócio de 3,25 bilhões de reais (US $ 590 milhões) para adquirir 50% do capital da comercializadora de energia Comerc, disse a empresa em um comunicado na noite da sexta-feira.

Quarta maior empresa de comercialização de energia do Brasil, a Comerc abandonará os planos para uma oferta pública inicial, disse a Vibra, acrescentando que seu conselho de administração aprovou a aquisição. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), regulador antitruste do Brasil, ainda precisa aprovar o negócio.

A Vibra fará a aquisição por meio de 2 bilhões de reais de debêntures conversíveis em 30% das ações ordinárias da Comerc, mais a opção de adquirir mais 20% das ações ordinárias da Comerc por 1,25 bilhão de reais. As debêntures terão vencimento em 4 anos, conversíveis em ações ordinárias antes de 28 de fevereiro de 2022, disse a Vibra.

Petrobras reajusta hoje preços do gás de cozinha e da gasolina

A Comerc estava buscando um IPO para levantar cerca de 1,5 bilhão de reais (US $ 272,16 milhões) e garantiu com oito gestores de fundos um total de 1,2 bilhão de reais, mas acabou optando por um acordo de M&A com a Vibra, informou a Reuters anteriormente.

A aquisição da Comerc é mais uma etapa do reposicionamento da Vibra como empresa de energia a favor da transição para uma economia de baixo carbono, afirma o comunicado.

Em uma série de negócios para expandir seus negócios, a Vibra anunciou em agosto a formação de uma joint-venture de comercialização de etanol com a Copersucar, que receberá 440 milhões de reais em investimentos.

A Comerc vende cerca de 2 GW médios para mais de 3.400 unidades consumidoras e com a sua reorganização passa a deter parques de geração solar com capacidade instalada de 1.839 MWp, sendo 242 MWp em operação e o restante em desenvolvimento, disse a Vibra.

“Nos próximos anos, a Comerc será um dos principais investidores em geração solar do país”, afirmou.

($ 1 = 5,5115 reais)