A Via Varejo encerrou 2017 com quatro lojas a menos do que no ano anterior, após ter fechado 11 unidades e inaugurado outras sete no ano. Entre os fechamentos, a maioria foi de lojas de rua: nove das lojas fechadas estavam nas ruas e duas em shoppings. Já entre as aberturas, foram quatro lojas de rua e três em shoppings. A companhia encerrou o ano com 971 pontos de venda no total.

Apesar de ter encolhido a base de lojas no ano passado, a Via Varejo reiterou seu plano para expansão de lojas físicas em 2018. A companhia prevê aproximadamente 80 novas lojas do modelo “smart”. Além de serem menores que lojas tradicionais, as lojas “smart” devem fazer maior uso de tecnologia e a proposta é que elas estejam mais integradas com o comércio eletrônico.

Além da expansão com lojas “smart”, a companhia afirmou que quer ampliar a rede de lojas “premium”, unidades com maior foco em experimentação de produtos de tecnologia e que alcançam um público de alta renda. Em 2017, a companhia transformou alguns pontos de venda já existentes e que estavam localizados em regiões mais nobres para atender a esse público.

A Via Varejo afirma que tem hoje 76 lojas “premium” e pretende chegar a 100 dessas lojas em 2018.

A companhia prevê ainda outros investimentos, como a implementação de sistemas que permitam vender todo o sortimento de produtos do comércio eletrônico nas lojas físicas até o segundo semestre de 2018. Investimentos no programa interno de ganhos de eficiência e no marketplace também são previstos.

Em 2017, a Via Varejo investiu R$ 304 milhões, 12,2% a mais do que no ano anterior. A maioria dos aportes foi direcionada para tecnologia da informação, área que recebeu R$ 154 milhões no ano passado.