Tecnologia

Verificação questionada

Crédito: Divulgação

O perfil de Maria Alice já possui 3,6 milhões de seguidores no Instagram. Até aí, nada de mais. O curioso é que Maria Alice nasceu dia 30 de maio. Ainda não tem 15 dias de vida, já tem conta no Instagram – nem vamos entrar nesse mérito por aqui – e milhões de fãs. É filha do cantor sertanejo Zé Felipe e da influenciadora digital Virgínia Fonseca. Mais curioso ainda é que já tem selo de verificação do Instagram.

O selo serve para garantir que a pessoa dona do perfil é ela mesmo. Para obtê-lo uma série de documentos é requisitada pela rede social. Maria Alice conseguiu. Mesmo longe de completar 13 anos, idade mínima exigida pelo Instagram para ter uma conta. Maria Alice completa 13 dias de idade neste sábado, dia 12. Mas o perfil é administrado pelos pais, uma brecha permitida pela plataforma.

Enquanto isso, milhares de profissionais e empresas demoram mais de 1 ano – algumas relatam 4 anos – para conseguir o selo de verificação, quando conseguem, com a apresentação de toda a documentação exigida. As respostas são sempre as mesmas, enigmáticas: “Sua conta não preenche os requesitos.”

(Nota publicada na edição 1226 da Revista Dinheiro)