Enquanto os varejistas amargavam vendas insatisfatórias nos últimos anos por conta da instabilidade econômica, a Privalia conseguia números cada vez mais satisfatórios. A empresa de origem espanhola é um outlet online que trabalha com descontos de até 70%.O crescimento do varejo digital somado à agressividade dos preços fez a companhia faturar R$ 800 milhões no ano passado, um crescimento de 160% em relação ao ano anterior.

A Privalia não tem ganhado a confiança apenas dos consumidores, mas também dos varejistas. O outlet tem funcionado como um “taster”, isto é, um provador de marcas e suas coleções. “A informação que a gente gera aqui – quantidade e tempo de visualização em determinado item e taxa de conversão – ajuda as marcas a entenderem melhor os seus clientes e ter mais assertividade nas coleções futuras”, diz Fernando Boscolo, CEO da Privalia no Brasil.

Com isso, o outlet chegou a dois mil parceiros. Entre eles marcas brasileiras como o Grupo Azezzo & Co, Grupo Restoque (Le Lis Blanc, Dudalina), Grupo AMC (Colcci) e estrangeiras como Versace, Ralph Lauren e Guess. Segundo Boscolo atualmente é preciso dizer não a algumas marcas, já que a empresa faz 400 campanhas de vendas por mês. “Estamos, inclusive, enxugando o portfólio e optando por marcas mais relevantes,” diz Boscolo. Para ter acesso às campanhas da Privalia é preciso se cadastrar no site do outlet, que tem cerca de 11 milhões de usuários ativos na plataforma do Brasil. No mundo são 74 milhões de clientes.

Sempre em liquidação: a estratégia da plataforma é oferecer descontos de até 70% nos seus produtos

A aquisição da empresa pela francesa Ventee Prive em 2016 também impulsionou o número de parceiros. “A boa relação do grupo com as marcas internacionais nos permitiram ter acesso a grifes de luxo”, diz Boscolo. “E esse foi um mercado que nos surpreendeu positivamente”. A Privalia é, hoje, o canal do Brasil que mais vende Versace, por exemplo. Explica-se: um vestido da grife de R$ 10,5 mil no momento do lançamento pode ser adquirido por R$ 1,5 mil quando a coleção sai de linha. “Nós temos o público com maior poder aquisitivo do varejo online”, diz Boscolo. “Mas ainda assim é um público aspiracional, que não tem o hábito de comprar roupas de grife.” Segundo ele, muitos clientes adquirem a primeira peça de grife por meio do outlet.

Desde 2017, a Privalia também passou a olhar para outras categorias de produtos. Entraram no portfólio as linhas “Beauty” (cosméticos e maquiagens), Home & Decor, Food & Wine (alimentos e bebidas) e Sportwear. A estratégia foi acertada. Segundo o relatório do E-bit, a categoria de beauty corresponde hoje a 15% mercado online, seguido pelo de moda e assessórios (14,5%) e casa e decoração (10,9%). “A gente percebeu que nosso público buscava oportunidades de compra em categorias de lifestyle”, diz Boscolo. Com mais itens na plataforma, a Privalia estima um crescimento de 16% ao ano. Nem mesmo a chegada da gigante Amazon ao Brasil é capaz de intimidá-la. “Eu vejo a atuação da Amazon aqui de forma muito positiva”, diz Fernando Boscolo. “Acredito que eles vão ajudar a desenvolver o e-commerce no País, que ainda é muito tímido.” De fato apenas 13% da população brasileira faz compra online, enquanto nos países da Europa, como a França, por exemplo, esse número chega a 60%. “Ainda tem muito para explorar aqui e acredito que tem espaço para todos.”

Tamanha confiança no mercado digital fez a companhia investir R$ 54 milhões em um novo centro de distribuição em Extrema, Minas Gerais. O CD tem uma área construída de 26 mil m² e espaço suficiente para acomodar os 300 mil pedidos/ mês. Atualmente a companhia possui três centros de distribuição. “A nossa ideia é concentrar tudo em Extrema até a metade desse ano”, diz Boscolo. O novo espaço vai ajudar a Privalia a ter mais estoque prévio. Ou seja, receber as roupas de seus parceiros antes da venda, o que diminuirá o tempo de entrega. Atualmente, metade da operação da Privalia funciona pelo modelo de reserva, em que somente após a venda, o parceiro encaminha o item para a empresa. Esse tipo de operação faz com que o produto demore a chegar ao comprador. Antes esse tempo era de 28 dias, hoje a companhia já trabalha com 16 dias. Mas o objetivo é continuar diminuindo esse tempo.  A Privalia também possui produções exclusivas. Atualmente, 14 parceiros confeccionam itens exclusivos para o outlet. Um deles é o Grupo La Moda, dono das marcas Lança Perfume e My Favorite Thing. Os “produtos próprios” representam mais de 30% do faturamento da Privalia.