Depois de crescimentos tímidos no Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais, as vendas relacionadas ao Dia da Criança apresentaram alta de 3,1%. O resultado foi o melhor entre as datas comemorativas do primeiro semestre, segundo dados da Boa Vista.

A alta, no entanto, não está atrelada à retomada econômica. Na esteira da liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) os varejistas ampliaram o crédito aos consumidores, o que explicaria boa parte deste incremento.

Segundo a consultoria, o resultado deste ano é o melhor desde 2013 e muito acima do registrado no Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais que avançaram, na ordem, 1,7%, 1,4% e 1,2%, na comparação com 2018.

Outro fator que ajudou a percepção do consumidor na hora de efetuar uma aquisição foi a inflação sob controle, o que dá a sensação de preços mais realistas para a atual situação financeira do brasileiro. Com esse resultado, é provável que o ânimo dos varejistas, e consequentemente dos industriais, aumente, elevando também as expectativas para a Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro e abre espaço para um Natal mais pujante que o do ano passado.

Se confirmado estes dados, o comércio brasileiro poderá amortecer parte das perdas dos setores de serviços e indústria no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano.

O volume de vendas para o cálculo da Boa Visa foi baseado em uma amostra de consultas realizadas no período de 6 a 12 de outubro de 2019, e comparadas às consultas realizadas no mesmo período de 2018.