A startup austríaca Rebeat quer revolucionar o mundo do vinil com um som remasterizado em HD. A patente foi registrada há cinco anos pela empresa que já recebeu financiamentos milionários para concluir o projeto.

Em entrevista ao colunista do Uol Leonardo Rodrigues, a empresa explicou que o “HD vinyl” deve aumentar em 30% a resposta de frequência, com um som de volume mais alto e de maior qualidade.

+ Vinil é mais lucrativo que CD pela primeira vez em 13 anos, diz gravadora

Além disso, o projeto prevê 30% a mais de duração do LP, que hoje gira em torno de 22 minutos em cada lado. O total iria para quase uma hora de música. Os novos discos poderão ser tocados em qualquer aparelho de som e a fabricação será mais rápida, com menos compostos químicos.

Günter Loibl, CEO e idealizador do vinil HD, explicou o passo a passo desse novo modelo de vinil: “a música será inserida em um novo software chamado The Perfect Groove, que converterá os sons em um mapa tridimensional com a posição de cada sulco e ranhura interna do vinil. Depois, esse mapa será gravado, por meio de uma máquina de laser, em uma placa de cerâmica. Ela substituirá a tradicional de laca”.

Segundo o criador, o software para o formato HD já foi finalizado e os esforços agora se concentram no desenvolvimento e aprimoramento do processo de corte dos moldes. O lançamento comercial estava previsto para 2019 e os trabalhos foram atrasados por conta da pandemia. Atualmente, não há previsão da nova data de estreia.