O laboratório AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (29) que as vendas de sua vacina contra a covid-19 alcançaram 1,17 bilhão de dólares no primeiro semestre do ano.

O valor corresponde à entrega de quase 319 milhões de doses em todo o mundo.

As vendas representaram 572 milhões de dólares na Europa e US$ 455 milhões nos mercados emergentes, informou o grupo anglo-sueco em um comunicado.

O faturamento da empresa no período aumentou 23% em ritmo anual, a 15,5 bilhões de dólares, e o lucro líquido da parte que possui o grupo (40%), a 2,1 bilhões de dólares.

A farmacêutica destacou que os avanços em sua carteira de produtos em desenvolvimento e a recente compra da Alexion sustentam o crescimento a longo prazo.

“A AstraZeneca gerou um novo período de forte crescimento graças a um rendimento sólido em todas as regiões e em todas as patologias, sobretudo na área da oncologia”, afirmou o CEO da empresa, Pascal Soriot.

O grupo anglo-sueco anunciou em meados de julho que o Reino Unido aprovou a compra, por 39 bilhões de dólares, da empresa de biotecnologia americana Alexion, especializada em doenças raras.