As vendas da Tesla na China despencaram 70% em outubro, em comparação com o mesmo período do ano passado. A principal companhia de carros elétricos comercializou apenas 211 veículos no mês no mercado chinês, o maior no segmento automotivo.

Os analistas apontam a guerra comercial entre os Estados Unidos e o país asiático como razão ao tombo da companhia de Elon Musk. Na última quinta-feira (22), a empresa anunciou a redução de até 26% no valor dos modelos X e S ao mercado chinês como forma de superar as barreiras tarifárias.

“Estamos absorvendo uma parte significativa da tarifa para ajudar a tornar nossos carros mais acessíveis para os clientes na China”, disse a Tesla em um comunicado.

Em outubro, a empresa anunciou dificuldades em manter as vendas no país devido as barreiras comerciais. A ação acelerará a criação de uma unidade da montadora no país – e primeira fora dos EUA.

A Tesla adquiriu uma área de aproximadamente 860 mil metros quadrados na região de Lingang, em Xangai. A projeção é de que a unidade esteja em funcionamento até 2021. A fábrica terá capacidade inicial de produzir 250 mil carros elétricos por ano, podendo dobrar esse número.