SÃO PAULO (Reuters) – A comercialização de café do Brasil chegou a 93% da produção estimada para a temporada 2020/21 (julho/junho), até o dia 11 de maio, apontou a consultoria Safras & Mercado, indicando uma evolução de 3 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

As vendas estão levemente atrasadas se comparadas ao mesmo período do ano passado, quando atingiam 94% da safra 2019/20. No entanto, superam a média histórica de 91%.

Com isso, a consultoria estima comercialização de 64,53 milhões de sacas de 60 quilos, tomando como base uma safra de 69,5 milhões de sacas.

    A puxada nos preços físicos de café acabou trazendo um pouco mais de liquidez ao mercado disponível brasileiro, disse em nota o consultor de Safras & Mercado Gil Barabach.

“E as vendas só não andaram mais por conta das dúvidas produtivas em relação à safra brasileira 2021 e diante da aposta em um mercado de clima mais agitado esse ano”, afirmou.

    As vendas de arábica subiram para 91% da produção, ficando ligeiramente abaixo de igual período do ano passado (92%), mas acima dos 90% de média histórica, mostraram os dados.

Já a comercialização de robusta/conilon estiveram mais ativas e alcançam 97% da safra, contra 96% em igual período do ano passado e 94% na média dos últimos cinco anos.

(Por Nayara Figueiredo)

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