O Carrefour registrou vendas brutas de R$ 18,129 bilhões no primeiro trimestre deste ano, considerando as vendas de gasolina, atingindo alta de 14,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Excluindo a gasolina, foram R$ 17,495 bilhões em vendas, crescimento de 15,1%.

Segundo o grupo, o ano de 2021 começou com um ambiente ainda marcado pela pandemia da covid-19, com o trimestre afetado por cancelamento do carnaval, novas medidas restritivas em março e efeito calendário negativo devido ao ano bissexto de 2020. “A tendência inflacionária nas categorias alimentares, especialmente commodities, começou a desacelerar em linha com nossas expectativas”, diz o Carrefour.

A empresa registrou crescimento LfL (que considera as vendas somente de lojas abertas a mais de 12 meses, sem gasolina) de 11,6%.

O Atacadão teve receita bruta de R$ 12,7 bilhões, aumento de 17,5%, impulsionada pelo crescimento de 12,9% de LfL, além de apresentar crescimento recorde de alta 33,5% nos últimos dois anos.

Segundo o Carrefour, a contribuição de expansão para o crescimento foi de 6% no primeiro trimestre, com expectativa de alcançar entre 10 e 12% nos próximos trimestres, com a abertura de 45 novas lojas em 2021 (incluindo as adquiridas do Makro).

Em relação aos números de varejo, a receita bruta ficou em R$ 5,4 bilhões, alta de 9,3% (desconsiderando gasolina), com crescimento LfL de 8,6%. Os hipermercados tiveram ganhos de market share de 1,5 ponto porcentual na comparação anual (base em fevereiro).