As vendas de Natal em patamar aquém do esperado fizeram com que os supermercados tivessem sobra de produtos nas prateleiras no final de 2016, conforme verificou pesquisa da NeoGrid/Nielsen, que reúne informações de mais de 10 mil lojas. O índice de ruptura, que identifica quando um produto fica em falta, atingiu o menor patamar do ano em dezembro.

Após quatro meses de altas consecutivas, a ruptura, índice que mede a falta de produtos nos supermercados, caiu. Em dezembro, o indicador registrou queda de 1,28 ponto porcentual em relação ao mês anterior e fechou em 9,36%.

Os supermercados registraram uma piora nas vendas no Natal na comparação com o ano anterior. Segundo o levantamento, houve queda de 7% na quantidade de produtos vendidos, inclusive em itens típicos, como panetone, champagne e o tradicional peru.

Na categoria de alimentos, a ruptura ainda ficou acima da média em dezembro, em 10,07%. Foi nos alimentos, porém, que houve a maior redução de ruptura na comparação com novembro: o indicador caiu 1,6 ponto porcentual de um mês pra outro.