Economia

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Frota de veículos: com o tombo das vendas, idade média dos automóveis em circulação no País deve superar dez anos (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

O fundo do poço para o mercado de veículos novos no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus parece já ter passado. Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril, que registrou 55,7 mil licenciamentos, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira, 2, pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Na comparação com maio do ano passado, contudo, as vendas ainda despencam, com retração de 74,6%.

+ ‘Crise do coronavírus fará o setor de veículos retroceder 15 anos no Brasil’
+ Produção de veículos cai 99% com pandemia 

De janeiro a maio, o tombo é de 37,7%, com a venda de 675,9 mil veículos, em conta que considera os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Entre os veículos leves, que representaram 90% do mercado em maio, as vendas somaram 56,6 mil unidades, baixa de 75,8% ante igual mês do ano passado, mas alta de 10,8% em relação a abril. No acumulado do ano, são 640,5 mil unidades emplacadas, queda de 38,1% na comparação com igual período de 2019.

No caso dos pesados, o mercado de caminhões registrou 4,7 mil emplacamentos no quinto mês do ano, queda de 48,5% na comparação com igual mês do ano passado, mas com crescimento de 21,1% em relação a abril. No acumulado do ano, são 28,8 mil unidades vendidas, recuo de 26%.

No segmento de ônibus, os emplacamentos somaram 822 unidades, contração de 60,8% em relação a maio do ano passado, mas avanço de 78,7% ante abril. De janeiro a maio, foram vendidas 6,5 mil unidades, recuo de 36,7%.

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança