Giro

Venda de livros brasileiros no exterior em 2021 já passou faturamento total de 2020

Crédito: Pexels

O mercado de livros brasileiros e direitos autorais de obras nacionais estão ganhando o mundo, com crescimento das vendas ao exterior (Crédito: Pexels )

O mercado de livros brasileiros e direitos autorais de obras nacionais estão ganhando o mundo. O Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — fechou o primeiro semestre de 2021 com resultado de US$ 650 mil em vendas de livros e direitos autorais das editoras participantes para o mercado externo.



O valor revela um reaquecimento do mercado global do livro: o montante é maior do que o resultado do ano de 2020 inteiro, que movimentou US$ 636 mil em livros e direitos.

+ Venda de livros no primeiro semestre aumenta 48,5% em relação a 2020

A conquista pode ser atribuída, também, aos esforços do Brazilian Publishers em organizar a presença brasileira em eventos virtuais e rodadas de negócios e à entrada de novas editoras no programa — as casas Rua do Sabão e Bonilaure.

De acordo com Vitor Tavares, presidente da CBL, esta é uma prova da resiliência do mercado do livro. “No Brasil, a CBL encabeçou uma série de iniciativas para manter a nossa cadeia aquecida, como o projeto retomada das livrarias, entre tantos outros incentivos. Por isso que é com alegria que divulgamos os dados positivos de retomada do Brazilian Publishers”, diz Tavares.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Na Feira de Bolonha, por exemplo, o Brazilian Publishers possuía um estande virtual, no qual divulgou seu catálogo de livros e direitos autorais. Durante o evento, promoveu um matchmaking, que contou com a participação de 18 casas brasileiras e 17 internacionais em 33 reuniões. Além disso, o Programa realizou um workshop de ilustração na feira.

Na Feira do Livro de Londres, a ação foi semelhante. O Programa também marcou a presença brasileira com um estande digital, palco para a divulgação das editoras participantes, e uma ação de matchmaking. Além disso, a participação do Brasil também contou com um seminário sobre o mercado de livros acessíveis, que ficou disponível para todos que acompanharam a feira.

A agenda para o segundo semestre também promete potencial para esse crescimento. No período, irão acontecer as Feiras do Livro de Frankfurt e de Guadalajara e os resultados de acordos anteriores ainda darão frutos. Além disso, o semestre tem o lançamento do novo catálogo de direitos autorais.

Segundo Fernanda Dantas, gerente executiva do Brazilian Publishers, os resultados do primeiro semestre trouxeram otimismo: “Trabalhamos muito para aquecer ainda mais as relações do mercado editorial brasileiro com editoras internacionais. É fantástico ver que estamos no ritmo certo, mesmo ainda sem a participação do Brasil em eventos físicos.”

Ela nota, ainda, que parte desses resultados são provenientes do programa Bolsa de Apoio à Tradução (ainda aberto para inscrições), que contemplou diversas editoras e auxilia a exportação de obras escritas por autores brasileiros. Nos próximos meses, oito títulos irão desembarcar no Egito, México, Moçambique e França graças à bolsa.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto