SÃO PAULO (Reuters) – A comercialização de cimento no Brasil em março somou 5,53 milhões de toneladas em março, praticamente estável ante mesmo mês de 2021, acumulando no trimestre queda de 2,4%, a 15,16 milhões de toneladas, informou nesta segunda-feira a associação que reúne fabricantes do insumo, Snic.

Em março, as vendas de cimento no Sudeste, maior mercado do país, ficaram estáveis, mas caíram 4,9% no trimestre, no comparativo anual.

Apenas as regiões Norte (+10%) e Centro-Oeste (+12,9%) mostraram crescimentos no volume comercializado no mês passado, ano a ano. No trimestre, elas apresentaram altas de 7,2% e 2,9% nas vendas, respectivamente.

“O desempenho do setor não foi pior em março devido à demanda do mercado imobiliário”, disse a entidade em comunicado.

“Entretanto, a performance de lançamentos tende a não se sustentar nesses patamares, uma vez que o aumento de estoque dos imóveis, a queda das vendas e os juros altos devem inibir futuros empreendimentos”, acrescentou a Snic, citando sucessivas quedas das vendas de material de construção no varejo desde meados do ano passado.

(Por Alberto Alerigi Jr.; edição Aluísio Alves)

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