Dados do setor automotivo mostram que as vendas de automóveis no País estão em processo de retomada. Os números consolidados da primeira quinzena de julho, encerrada na última quarta-feira (15) apontaram crescimento de 50,5% sobre as vendas da primeira quinzena de junho, algo em torno de 77,5 mil carros novos negociados.

Já no volume de vendas diárias, o crescimento foi de 38,1% na comparação com junho, segundo dados do Renavam. O dado representa cerca de 7 mil unidades negociadas por dia, ante a média de 2 mil vendas registradas por dia em abril e maio, pior período da pandemia.

+ Allianz finaliza aquisição das operações de automóvel da SulAmérica e quer faturar R$ 7 bi
+ Tecido para roupas e carros promete eliminar covid-19

Segundo o UOL, o ritmo de vendas do pré-pandemia era de 11 mil unidades em março, em um claro movimento de subida, já que em julho de 2019 a média era de 10,5 unidades vendidas por dia.

No caso dos carros usados, o ritmo de vendas diárias cresceu 55,2%, saindo das 16,8 mil unidades vendidas em maio para 26,2 mil em junho.

Apesar dos bons sinais, a comparação das vendas diárias de carros novos na primeira quinzena de julho está 33% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.