Giro

Vem aí um novo protótipo de caminhão que emite vapor de água

Crédito: Reprodução/Divulgação

A Volvo Trucks está criando um novo protótipo de caminhão elétrico com células de combustível alimentadas por hidrogénio verde (Crédito: Reprodução/Divulgação)



Imagine um caminhão que emite apenas vapor de água, que produz a sua própria eletricidade a bordo e que se beneficia de uma autonomia de 1000 km – e se dissermos que vai ser real? A Volvo Trucks está criando um novo protótipo de caminhão elétrico com células de combustível alimentadas por hidrogénio verde, que é abastecido em menos de 15 minutos e que não emite quaisquer emissões de dióxido de carbono (CO2).

“Temos desenvolvido esta tecnologia há alguns anos e nos sentimo muito satisfeitos por ver os primeiros caminhões a circular com sucesso na pista de teste. A combinação da energia elétrica proveniente de baterias ou de células de combustível permitirá aos nossos clientes a eliminação total das emissões de CO2 dos gases de escape nos seus caminhões, sejam quais forem as tarefas de transporte”, explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

+ Nível de CO2 no ar é 50% maior do que da era pré-industrial, diz agência dos EUA

Preveem que o peso total do caminhão seja de cerca de 65 toneladas, e que as duas células de combustível sejam capazes de gerar 300 kW de eletricidade. O veículo consegue gerar a sua própria eletricidade a bordo, em vez de ser carregado a partir de uma fonte externa. As células de combustível serão fornecidas pela cellcentric, o empreendimento conjunto entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A cellcentric prevê construir uma das maiores unidades de produção em série europeias de células de combustível especialmente desenvolvidas para veículos pesados.



Embora a tecnologia ainda esteja em fase de desenvolvimento, espera-se que as experiências-piloto com clientes comecem dentro de alguns anos, e que a sua comercialização inicie no final desta década.

“Os caminhões elétricos com células de combustível alimentadas a hidrogênio serão especialmente adequados para longas distâncias e tarefas pesadas e exigentes em termos energéticos. Podem também ser uma opção em países onde as possibilidades de carregamento das baterias são limitadas”, acrescenta Roger Alm.

A Volvo Trucks disponibiliza já hoje caminhões elétricos com baterias e outros movidos a combustíveis renováveis como o biogás, sendo este caminhão o próximo modelo a integrar o seu portfólio.








Tópicos

açaí Amazônia desmatamento amazônia queimadas aquecimento global oceanos aquecimento global poluição bici letas pesquisa bicicletas pandemia Bolsonaro política ambiental carbnoo futuro ciclo de vida sustentabilidade CO2 sustentabilidade Como está a situação da Amazônia hoje? como o clima do mundo muda Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas Cop 26 COP 26 Glasgow Cop-26 ausência Cop-26 Brasil Cop-26 brasileiros Cop-26 discussões COP-26 o que é Cop-26 poder de fiscalização Cop26 cop-26 amazônia Cop26 cop-26 bolsonaro Cop26 cop-26 carro elétrico Cop26 cop-26 emissão de carbono Cop26 cop-26 governo brasileiro Cop26 cop-26 O que quer dizer a sigla COP? Cop26 cop-26 países participantes Cop26 cop-26 papa Cop26 cop-26 temas Cop26 cop-26 wikipedia Cop26 cop-26 ´propostas brasil dematamento ilegal Dia Mundial Sem Carro Islãncia CO2 pedra meio ambiente Salles mobilidade urbana 2021 mudança climática 2021 mudança climática oceanos mudança climática projeção O que é a Amazônia? o que é IPCC O que significa COP26? O que tá acontecendo na Amazônia 2021? onde fica Glasgow? Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas Pará Pará Natura Para The Nature Conservancy pegada de carbono Pesquisa do Bid poluição bateriasm poluição carros elétricos poluição clima poluição indústria automotiva quais os principais fatores para a mudança climática qual a cidade mais poluída do mundo Qual a importância da COP26? Qual o bioma da Amazônia? quanto ingerimos de carbono por dia quem participa Quem participa da COP26? transporte alternativo 2021 uso de bicicletas