Apesar de a Covid-19 ter assolado os mercados no Brasil e no mundo durante todo o primeiro semestre, algumas startups conseguiram emplacar sucessos no modelo de negócio e se tornaram “unicórnios”, termo dado a empresas com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão.

Ao todo, 11 empresas brasileiras viraram unicórnios em 2021 e captaram recursos bilionários de fundos de investimentos internacionais. As principais representantes do grupo saíram dos setores de delivery, pagamentos e e-commerce, justamente os segmentos mais beneficiados com a pandemia e os lockdowns que interromperam a atividade comercial em todo o País.

+ Startup adquirida pela Renner compra roupa usada e abre loja em Campinas
+ Softbank lança site com vagas de empregos em mais de 15 unicórnios

Hotmart

Plataforma de ensino com cursos dos mais variados temas, mais de 30 milhões de usuários e todo um ecossistema que incentiva a comissão de filiados nas vendas desses cursos, o Hotmart anunciou a entrada para o clube de unicórnios neste ano. Em março foram aportados mais de R$ 735 milhões do fundo TVC.

Nuvemshop

Plataforma de e-commerce para pequenos lojistas, a Nuvemshop vale R$ 16 bilhões e recebeu R$ 2,6 bilhões em uma rodada de investimentos que contou com a Tiger Global e a Insight Partners.

MadeiraMadeira

Startup de venda de imóveis e materiais para reforma, a MadeiraMadeira captou R$ 190 milhões dos fundos SoftBank, Flybridge, Dynamo e Monashees. Foram mais de 100 lojas inauguradas no Brasil durante o ano e a rede conta com 2.300 funcionários.

Unico

Empresa de tecnologia que desenvolve soluções para sistemas que usam biometria, a Unico recebeu investimentos de R$ 625 milhões dos fundos General Atlantic e Softbank.

Mercado Bitcoin

Avaliado em US$ 2,1 bilhões, o Mercado Bitcoin foi outra empresa que contou com o Softbank empurrando o negócio. Em julho, a 2TM, holding da marca, recebeu US$ 200 milhões e se tornou o primeiro unicórnio do mercado cripto no Brasil. Além disso, a marca ainda anunciou patrocínios milionários em clubes de futebol como o Corinthians.

Veja outras empresas que também ganharam o status de unicórnio do mercado brasileiro:

Merama (leia mais clicando aqui);

Cloudwalk;

Facily (leia mais clicando aqui);

Frete.com (leia mais clicando aqui);

Daki;

Olist (leia mais clicando aqui);