Economia

Veja se seu carro está isento de pagar o IPVA em 2021

Crédito: Arquivo/Agência Brasil - Rovena Rosa

Há duas situações em que o condutor não paga o IPVA: PCD e o ano de fabricação do carro usado (Crédito: Arquivo/Agência Brasil - Rovena Rosa)

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é pago anualmente, mas sempre geram dúvidas para o motorista: será que meu carro está isento do imposto? Quando devo pagar o IPVA?

Há duas situações em que o condutor não paga o IPVA, são elas: deficiências, limitações físicas ou mentais e doenças crônicas, além do ano de fabricação do carro usado, entre 10 e 20 anos, dependendo de cada estado.



+ Arrecadação de estados de ICMS e IPVA subiu 2,14% em 2020 em termos nominais
+ Veículos: confira as regras para DPVAT, IPVA e CNH em 2021

Confira abaixo a isenção por ano de fabricação em cada estado.

10 anos de fabricação: Roraima, Goiás e Rio Grande do Norte.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

18 anos de fabricação: Mato Grosso.


20 anos de fabricação: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Pagamentos do IPVA

Cada estado também determina o vencimento do pagamento do imposto, assim como o parcelamento. Em São Paulo, por exemplo, o proprietário tem até a data de vencimento da placa para quitar o tributo em cota única, com desconto, ou pagar a primeira parcela.

O pagamento em cota única, até o dia 20 de janeiro de 2020, garantia desconto de 3%; pagamento em cota única, até o dia 25 de fevereiro de 2020, sem desconto; e o pagamento até o dia 22 de março de 2020, relativamente ao pagamento da terceira parcela, quando tenha ocorrido a opção pelo parcelamento.

Veja abaixo o calendário de vencimentos do IPVA em São Paulo

Calendário de vencimento do IPVA 2021 em SP
Calendário de vencimento do IPVA 2021 em SP (Crédito:Divulgação/Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo)

Calendário de vencimentos do IPVA no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, por sua vez, o primeiro vencimento do calendário do IPVA de 2021, para veículos com final de placa zero, ocorreu no dia 21 de janeiro.

Nesta quinta-feira (28), os proprietários com final de placa 5 poderão pagar a primeira parcela do valor integral ou quitar o tributo à vista, com desconto de 3%.

Calendário de vencimento do IPVA 2021 no Rio de Janeiro
Calendário de vencimento do IPVA 2021 no Rio de Janeiro (Crédito:Divulgação/Secretaria Estadual da Fazenda do Rio de Janeiro)