Economia

Veja quando empresas aéreas devem retomar voos para o Brasil

Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Retomada dos voos nos aeroportos brasileiros será gradual (Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Por conta da covid-19, o número de voos no Brasil sofreu redução de aproximadamente 90%, com as operações internacionais praticamente suspensas por completo. Passados mais de três meses do início da pandemia, algumas companhias aéreas já planejam retomar e aumentar a frequência de voos para o País.

Neste momento, a maioria dos voos está concentrada em São Paulo, mas os aeroportos do Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife estão no radar de retornos dos voos internacionais para os próximos meses.

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Segundo o UOL, mais de 20 empresas já confirmaram o retorno das atividades no Brasil. Veja a seguir:



Aeromexico – Retorna em 11 de julho os voos entre São Paulo e a Cidade do México. A partir de agosto, os voos passam a ser diários.

Air Europa – Retoma em 15 de julho. Serão três frequências semanais entre São Paulo e Madri (Espanha). Em Salvador (BA), o retorno das operações está previsto para 1º de setembro, com duas frequências semanais. Em Fortaleza (CE) e Recife (PE), o retorno previsto está planejado para 1º de novembro, ambos com duas frequências semanais.

Air France – Manteve seus voos para o Brasil durante toda a pandemia. Desde 28 de março, tem operado quatro voos semanais entre Paris e o Brasil, sendo três a partir de São Paulo e um com saída do Rio. A partir de 6 de julho, serão oito voos semanais, sendo cinco em São Paulo e três no Rio. Ainda não há previsão para o retorno dos voos para Fortaleza (CE).

Alitalia – Retorno previsto a partir de 1º de agosto com voos diários de São Paulo e Rio de Janeiro para Roma. A partir do aeroporto de Guarulhos, serão dois voos diários quatro vezes por semana (quarta, sexta, sábado e domingo).

Amaszonas Línea Aérea – Os voos entre São Paulo e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) começam em 1º de julho. A rota terá voos diários, que serão operados com aviões Embraer 190, com capacidade para 112 passageiros e duração de cerca de três horas.

American Airlines – Retomada está prevista para 17 de agosto, com as operações entre Miami e Rio de Janeiro. No dia 19 de agosto retornam os voos entre Miami e São Paulo. As rotas de São Paulo para Dallas e Los Angeles devem voltar em 25 de outubro.

Boliviana de Aviación – A rota entre São Paulo e Santa Cruz de la Sierra será operada também pela Boliviana de Aviación. A aérea já iniciou os voos em 11 de junho, mas com apenas uma operação por semana. A partir de 1º de julho, os voos serão diários, com o Boeing 737-800.

Cabo Verde Airlines – Retorna em 25 de outubro, com um voo semanal, aos domingos, para Recife.

Copa Airlines – Em 8 de agosto, devem retomar os voos diários para São Paulo e Rio de Janeiro.

Delta – Os voos entre São Paulo e Atlanta devem ser retomados em 5 de agosto, com apenas quatro frequências semanais (segunda, quarta, sexta e domingo).

Edelweiss – Deve voltar a operar na rota Rio-Zurique (Suíça) apenas em outubro.

Emirates – Não há previsão para o retorno dos voos ao Brasil.

Ethiopian – No início da pandemia, reduziu seus voos para duas vezes por semana. Desde maio, as operações entre São Paulo e Addis Abeba são feitas cinco vezes na semana. Essa frequência deve ser mantida pelo menos em julho e agosto.

FlyBondi – Por determinação do governo argentino, todos os voos estão suspensos no país até 1º setembro. Somente após a liberação é que a empresa poderá voltar a voar.

Iberia – Não há previsão para o retorno dos voos ao Brasil.

KLM – Foi uma das que mantiveram o maior número de voos entre o Brasil e a Europa. Logo após o início da crise, a empresa ficou com apenas dois voos semanais entre São Paulo e Amsterdã. A partir de 18 de maio, a frequência aumentou para seis voos semanais (quatro de São Paulo e dois do Rio de Janeiro). Desde 8 de junho, são seis voos para São Paulo e quatro para o Rio de Janeiro, frequência que deve ser mantida em julho.

Lufthansa – Em abril e maio, a empresa teve três voos semanais entre São Paulo e Frankfurt (Alemanha). Em junho, aumentou para cinco voos por semana. A partir de julho, os voos passam a ser diários entre São Paulo e Frankfurt, mas ainda não há previsão para o retorno dos voos para o Rio de Janeiro.

Norwegian – Todos os voos de longo alcance estão suspensos até o ano que vem.

Qatar – Em abril, maio e junho, fez entre três e quatro voos por semana. Em julho, a frequência deve aumentar para cinco voos por semana entre Guarulhos e Doha. Os voos serão às segundas, terças, quintas, sextas e sábados.

Royal Air Maroc – Sem operar no Brasil desde 15 de março, a Royal Air Maroc planeja seu retorno em 12 de julho, ligando São Paulo a Casablanca (Marrocos). Serão três voos semanais (quarta, sexta e domingo).

Swiss – Retoma os voos entre São Paulo e Zurique em 3 de julho. Serão três voos semanais.

TAP – Operou no último mês apenas dois voos semanais para São Paulo e um para o Rio. A partir de julho, retorna também para Recife e Fortaleza.

Turkish – Os voos entre São Paulo e Istambul (Turquia) estão previstos para retornar em 2 de setembro (três voos por semana). A partir de outubro, deve retomar as operações diárias.

United – Manteve os voos diários entre São Paulo e Houston durante o todo o período de crise. Em 4 de agosto, voltam os voos entre Rio e Houston e entre São Paulo e Nova York.

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