A decisão de descontinuar o serviço de impressão na nuvem já foi anunciada pela empresa ainda no fim de 2019. Porém, agora é oficial, o Google Cloud Print vai parar de funcionar nesta sexta-feira, 1. Todos que ainda o estiverem utilizando terão que procurar outro serviço alternativo.

+ Google testa recurso que agrega vídeos do TikTok e do Instagram
+ Google lucra 34 bilhões de euros com paraíso fiscal das Bermudas

Vale lembrar que o Google Cloud Print foi introduzido pelo Google em abril de 2010. O serviço facilitava o uso e compartilhamento de impressoras tanto no Chrome OS como em outros sistemas. Todo o portfólio de produtos da HP, por exemplo, oferecem suporte para este serviço de impressão na nuvem.

O funcionamento era simples e prático. Com a impressora conectada na internet, o usuário conseguia imprimir documentos e fotos de qualquer lugar em outros dispositivos. A recomendação do Google é migrar para outro serviço que ofereça o mesmo tipo de recurso. Segundo a declaração da empresa no portal corporativo do Google Chrome, “o Cloud Print não será mais suportado, dispositivos de todos os sistemas operacionais não vão mais conseguir imprimir utilizando o Google Cloud Print”.

No mesmo portal, a companhia recomenda optar pela configuração do ‘CUPS’, um sistema de impressão que permite que um computador seja configurado como um servidor de impressão por administradores de sistema.