A revista de turismo internacional Time Out elegeu as 22 melhores programações para visitar em 2022. Museus, apresentações musicais, teatrais e artísticas em diversas cidades do mundo foram reunidas na lista.

Confira os 10 principais destinos turísticos de 2022 de acordo com a revista:

+ Brasil investe no turismo sustentável
+ Turismo acumula prejuízo de R$ 453 bi na pandemia, mas crescerá 21,9% em 2021

1 – Maison Gainsbourg – Paris (França)
A casa de Serge Gainsbourg vai se transformar em um museu, cujo projeto é liderado por sua filha, a atriz Charlotte Gainsbourg. Será possível visitar a intimidade do icônico cantor francês em um museu dedicado a sua vida e obra – Gainsbourg morou os últimos 20 anos de sua vida no local, que ainda contará com um bar e uma grande coleção de esculturas.

Instagram will load in the frontend.

2 – Liget – Budapeste (Hungria)
Projetado pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto, a casa de música Liget conta com buracos no teto que permitem a entrada de luz natural. O som do vento e do ambiente ao redor deve interagir com as apresentações musicais dos dois palcos da casa, mantida com energia renovável.

Instagram will load in the frontend.

3 – Exposição Coco Chanel – Melbourne (Austrália)
A lendária estilista Coco Chanel ganha uma exposição até 25 de abril na Galeria Nacional de Victoria, na Austrália. São mais de 100 peças criadas pela fundadora da marca de mesmo nome e ainda material multimídia sobre sua influência na história da moda.

Instagram will load in the frontend.

4 – Exposição de flores – Almere (Holanda)
A exposição Floriade ocorre apenas a cada dez anos devido à gigantesca proporção. Em 2022, a mostra estará disponível a partir de 13 de abril e vai discutir como impulsionar cidades mais verdes e ecológicas. Haverá uma grande programação de arte e cultura separados por espaços temáticos – serão 40, cada um representando um país distinto.

5 – Exposição Regeneration – Los Angeles (EUA)
Em parceria com o Museu Nacional da História e Cultura Afro-Americana, o Museu da Academia do Oscar vai promover uma exposição sobre as personalidades negras do cinema na história. Sob consultoria dos diretores Ava DuVernay e Charles Burnett, a exposição deve ser aberta no segundo semestre de 2022.

6 – Museu Nacional da Noruega – Oslo (Noruega)
Previsto para ser inaugurado em junho de 2022, o museu deve ser o maior dos países nórdicos e contará com mais de 100 mil artefatos hitóricos – incluindo a obra-prima “O Grito”, do pintor Edvard Munch.

7 – Museu da Broadway – Nova York (EUA)
Previsto para inauguração em junho de 2022, o museu será o primeiro do mundo dedicado a musicais. São três partes: sobre a história inicial dos musicais, seu desenvolvimento industrial e os bastidores com a trajetória dos principais artistas.

8 – Detour Discotheque – Thingeyri (Islândia)
Situada em uma vila distante nos fiordes islandeses, a casa noturna terá foco em festas dos anos 70, mas apenas nos dias 29 e 30 de abril de 2022. O problema é que a casa tem capacidade para apenas 160 pessoas, então as vagas serão disputadas.

9 – Centro de Artes Cênicas de Taipei – Taipei (Taiwan)
Prevista para inauguração em junho e setembro, centro artístico custou aproximadamente R$ 1,1 bilhão. São três teatros para 3.100 pessoas cada.

10 – Rota da Seda – Khiva (Uzbequistão)
Aberta por Marco Polo ainda no século XIII, a Rota da Seda pode ser visitada por trens de alta velocidade que ligam a capital Tashkent à pequena cidade Khiva, patrimônio reconhecido pela Unesco. O local também contará com um museu de artes nacional e outro dedicado exclusivamente à rota comercial mais importante da história.