O governo de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (1º) que o calendário de aplicação da dose adicional de vacinas contra Covid-19 nos idosos e adultos imunossuprimidos começa na próxima segunda-feira (6). Porém, o funcionamento dos postos de Saúde no dia 6, véspera de feriado – ponto facultativo definido pelo governador do estado, João Doria – e no próprio feriado, dia 7, ficará a cargo de cada município.

A Secretaria de Saúde estadual afirmou que a abertura dos locais de vacinação “vai depender de cada município”. “Cada cidade vai definir a abertura ou não do posto de vacinação.
Muitas cidades certamente abrirão , mas é uma definição de cada cidade”, informou a assessoria.  

Ao todo, 7,2 milhões de pessoas poderão ter a dose de reforço no decorrer da campanha.

Esta primeira fase, que vai até 10 de outubro, é focada na imunização de quem tem 60 anos ou mais e que tomou a segunda dose há mais de seis meses, ou seja, em fevereiro e março. Além disso, serão imunizados imunossuprimidos, a partir de 18 anos.

+ Com Passaporte da Vacina, e-saúdeSP registra 37 mil cadastros em 1 dia

Calendário

Os grupos serão escalonados por faixas etárias e priorização dos mais velhos. Neste mês de setembro, entre os dias 6 e 12, receberão a dose adicional quem tem 90 anos ou mais, totalizando 148,7 mil pessoas.

Dando sequência ao reforço da vacinação, entre 13 e 19 de setembro, serão alcançados mais 231,7 mil idosos na faixa etária de 85 a 89 anos. Entre os dias 20 e 26, as doses estarão disponíveis para os que têm de 80 a 84 anos.

Também estão inclusos neste período os adultos imunossuprimidos, como pacientes em tratamento de hemodiálise, quimioterapia, Aids, transplantados, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão.

Vacinas disponíveis

A dose adicional será aplicada pelo menos 28 dias após a data da conclusão do esquema vacinal, seja pela segunda dose (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) ou por dose única (Janssen).