Voar econômico por um longo período de tempo é uma experiência geralmente mais vivida do que apreciada, mas um designer de assentos de avião acredita que seu design pode revolucionar as viagens econômicas.
O conceito Chaise Longue Airplane Seat de Alejandro Núñez Vicente começou em pequena escala no ano passado, como um projeto universitário para o então jovem de 21 anos. Uma indicação no Crystal Cabin Awards de 2021 – um dos principais prêmios da indústria da aviação – seguiu rapidamente, e o design se tornou o foco de uma enxurrada de atenção on-line seu projeto ser compartilhado em portais de notícias.
Desde então, Núñez Vicente vem bombando no mundo da aviação. Ele fez uma pausa em seu mestrado para seguir o projeto em tempo integral. Ele está em negociações com grandes companhias aéreas e empresas de fabricação de assentos. Ele recebeu um investimento pesado que permitiu que o projeto se desenvolvesse.
Mas enquanto alguns se maravilham com a inovação de Núñez Vicente, outros recuam, preocupados com a claustrofobia e convencidos de que sentar embaixo de outra pessoa seria pior, não melhor, do que a atual configuração da economia do avião.
“Cresço mais ouvindo as críticas e os comentários ruins, do que ouvindo os comentários bons e as flores que me jogam”, diz Núñez Vicente, em Hamburgo, na Alemanha, onde está apresentando seu design na 2022 Aircraft Interiors Expo (AIX).
Seu design é para o viajante comum, então Núñez Vicente diz que está ansioso para ouvir o que os aspirantes a passageiro têm a dizer, positivo ou negativo.
“Meu objetivo aqui é mudar os assentos da classe econômica para o melhor da humanidade, ou para todas as pessoas que não podem pagar passagens mais caras”, diz ele.
Núñez Vicente deve receber ainda mais feedback esta semana. A AIX é uma das maiores feiras de aviação do mundo e ele está estreando o primeiro protótipo em escala real de seu projeto.
Primeiro, o nível superior. Núñez Vicente’s projetou o protótipo com dois degraus em forma de escada para os viajantes usarem para acessar o nível superior. É um pouco precário, mas quando estou lá em cima, o assento parece espaçoso e confortável, e há muito espaço para esticar as pernas. Os assentos do protótipo não se movem, mas cada um deles é configurado em uma posição diferente para indicar como eles podem se reclinar.
O projeto de Núñez Vicente acaba com o bagageiro superior. Em vez disso, ele projetou um espaço entre os níveis superior e inferior para os viajantes guardarem a bagagem de mão.
Nos vastos salões do centro de conferências Hamburg Messe, é difícil imaginar como seria estar tão perto do teto da cabine. Núñez Vicente calcula que haveria cerca de 1,5 metro separando o passageiro sentado da parte superior do avião. Ele argumenta que, embora um viajante não possa ficar de pé naquele espaço, muitos já não podem ficar de pé em fileiras econômicas regulares – embora, presumivelmente, esses viajantes mais altos sejam ainda mais esmagados por esse design.
Em seguida, tente a fileira inferior de assentos. A frustração de Núñez Vicente com a falta de espaço para as pernas foi o ímpeto original para o design e, por não ter um assento no mesmo nível à minha frente, permite esticar as pernas e há um descanso para os pés para maior conforto.
Ainda assim, porque o outro nível de assentos está diretamente acima de mim e na minha linha dos olhos, parece bastante claustrofóbico. Mas se você não se importa com espaços apertados e planeja simplesmente dormir durante todo o voo, pode ser uma solução eficaz.
O assento Chaise Longue foi inicialmente previsto para o avião Flying-V, um novo conceito de avião atualmente em desenvolvimento na Delft University of Technology, alma mater de Núñez Vicente. Agora, ele calcula que o projeto poderia ser implementado em um Boeing 747, Airbus A330 ou qualquer outro avião de médio a grande porte.
Núñez Vicente é ambicioso e confiante de que seu projeto pode se tornar realidade, mas também reconhece que ideias incomuns de assentos de avião nem sempre passam do conceito à realidade. É um processo demorado, e as regras e regulamentos rigorosos do setor podem se tornar obstáculos.
Além disso, o assento econômico do avião não mudou realmente em décadas, mesmo que tenha havido muitos conceitos reimaginados pelos designers.
“Uma das frases que recebo muito é ‘Se não está quebrado, por que mudar?'”, admite Núñez Vicente. “Então, se os passageiros ainda voam nos piores assentos da classe econômica, por que vamos dar a eles uma opção melhor? Dá dinheiro. Esse é o objetivo da companhia aérea no final do dia, não tornar seu voo melhor.”
Ainda assim, o designer de assentos já está trabalhando na próxima etapa de seu processo, para projetar a estrutura para ser mais leve do que sua versão atual. Ele espera fazer parceria com uma companhia aérea ou fabricante de assentos para que isso aconteça.
“Neste momento, estamos mostrando ao mercado o que temos. E estamos deixando o mercado vir e nos dizer o que precisamos fazer a seguir”, diz ele.
Núñez Vicente pode agora estar colaborando com especialistas do setor com anos de experiência, mas o projeto começou em seu quarto na casa de seus pais, e sua família continua sendo uma grande parte do processo.
Ele está no AIX com seus pais a tiracolo – eles dirigiram o protótipo Chaise Longue em uma van pela Europa e o ajudaram a montar o assento no local.
“É claro que, no início, ninguém esperava que isso chegasse ao ponto em que estamos hoje. Mas todos sabiam que eu seria capaz de fazer alguma coisa”, diz Núñez Vicente.
“Se você me perguntasse antes, eu teria dito que talvez seja apenas um projeto universitário. Se você me perguntasse agora, depois de todo o trabalho duro, depois de todo o esforço de muitas, muitas pessoas – eu diria que agora é mais uma realidade. Vemos isso como o futuro da classe econômica.”