A pandemia do novo coronavírus já assola o mundo há mais de um ano. Nesse tempo, muito se aprendeu sobre o vírus e quais são as melhores medidas para diminuir a propagação. Já entendemos a necessidade de usar máscaras e higienizar as mãos, mas você sabe como conviver com uma pessoa que está infectada?

Em um cenário ideal, o infectado com covid-19 deveria ter um espaço para se isolar do restante dos moradores da casa. Como isso não é possível na maioria das residências, os cuidados devem ser redobrados para que o infectado não contamine os demais moradores. A seguir, veja algumas dicas:

+ Duas variantes do coronavírus se fundiram em um novo vírus híbrido

Isolamento

O NHS (serviço de saúde pública britânico) disse à BBC que o ideal seria que o paciente tivesse um espaço onde pudesse se isolar dos outros habitantes da casa durante 10 ou 14 dias, ou o tempo necessário dependendo da evolução dos sintomas. Se for necessário o contato, ambos devem usar máscaras, as janelas devem estar abertas e a pessoa que entrar deve usar luvas descartáveis ​​para manusear os pertences do paciente.

Circulação do ar

A porta do quarto onde a pessoa infectada dorme deve ser mantida fechada e as janelas sempre abertas, para que o ar circule. Se possível, mantenha o máximo de janelas abertas em todos os cômodos. A pessoa que está doente deve fazer as refeições no quarto e todo o lixo que ela gerar deve ser jogado fora separadamente.

Banheiros

O ideal é não dividir o banheiro com o paciente. Se isso não for possível, é melhor que a pessoa infectada use o banheiro compartilhado depois que os outros o fizeram e, em seguida, limpe todas as superfícies em que tocou. O paciente deve usar sua própria toalha, inclusive para secar a mão.

Objetos

É importante limpar todos os objetos que a pessoa infectada toca e não compartilhar esse itens. É preciso separar pratos, talheres, copos, etc. para o uso exclusivo da pessoa contaminada. Depois do paciente usá-los, outra pessoa deve usar luvas descartáveis para lavá-los com detergente e água, se possível quente.

Prevenção

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entre as principais medidas preventivas estão: realizar lavagem frequente das mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.