Giro

Saiba fazer seu carro gastar menos combustível

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Hábitos como encher o tanque até quase transbordar ou rodar na reserva são hábitos que não fazem bem à saúde do carro (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

Com a quinta alta nos preços dos combustíveis anunciado nesta segunda (1º), é necessário fazer reduzir consumo dos veículos para continuar rodando pelas cidades sem jogar uma fortuna pela janelinha. Hábitos como encher o tanque até quase transbordar ou rodar na reserva são costumes que não fazem bem à saúde do carro. E a seu bolso.

O mentor em tecnologia e inovação da SAE Brasil, Everton Lopes, explicou ao Uol que encher o tanque até o bocal danifica o cânister, um filtro com carvão ativado que retém os gases tóxicos da evaporação do combustível. Quando encharcado, esse filtro perde sua eficiência.

Para o especialista, o ideal é parar o abastecimento assim que o gatilho for desarmado. Isso deve proporcionar um nível adequado e seguro para o carro. Rodar com o tanque preenchido na capacidade máxima também reduz a eficiência do veículo.

+ Ticket Log: Preço da gasolina sobe 8,65% nos dois primeiros meses de 2021

Segundo as leis da física, quanto mais peso houver a bordo, maior será a quantidade de combustível necessária para percorrer determinada distância. Lopes afirma que a média é a cada 100 kg, o consumo sobe 6%.

Rodar na reserva

Os manuais da maioria dos veículos também orientam que os proprietários não rodem na reserva. Além do risco de pane seca, o consumo também sobe nessa situação, já que o tanque tem mais espaço para vaporização do combustível.

Outro problema é que ficam depositadas partículas de impurezas no fundo do reservatório do tanque. Com o nível muito baixo, essa sujeira pode acabar entupindo o filtro, causando perda no desempenho.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel