Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), pelo seu Portal da Transparência, permitem identificar os veículos que são mais roubados pelos criminosos, já que estão disponíveis os dados relativos a todos os roubos de veículos realizados no Estado de SP durante cada mês de 2022.

Para dar ao leitor uma ideia dos veículos que os bandidos costumam roubar mais, a IstoÉ Dinheiro fez um levantamento com os dados disponíveis e identificou veículos em diversas categorias que despontam como muito visados pelos criminosos.

+ Vendas de veículos caem ao menor nível para fevereiro em 17 anos, diz Fenabrave

+ Seguradoras já resgataram 3 mil veículos no litoral norte paulista

Vale lembrar que os dados são referentes a roubos (quando há violência ou grave ameaça durante a subtração do veículo), ou seja, o número de veículos levados por criminosos é ainda maior do que os citados, caso seja considerado o número de furtos. Confira:

Motocicletas

No caso das motocicletas, se você for proprietário de uma Honda CB 160 é bom deixar o seguro em dia e trafegar com cuidado durante horários noturnos. Segundo os dados da SSP, trata-se da motocicleta mais visada pelos criminosos, somando um total de 5.515 roubos deste veículo no Estado de São Paulo ao longo de 2022. Apenas em dezembro, foram 782 motos deste modelo roubadas no Estado de SP.

Carros de Passeio

Dentre os carros de passeio, o Hyundai HB20 desponta no ranking dos veículos de passeio mais visados por criminosos. Ao longo de 2022, foram 1.978 veículos roubados no Estado de São Paulo, segundo dados da SSP. Assim como a Honda CB 160, dezembro teve o maior número de roubos, com 273 casos apenas naquele mês.

SUVs

No caso dos SUVs, também conhecidos como utilitários esportivos, o destaque fica para o Ford Ecosport, que lidera entre os mais visado nesta categoria entre os criminosos, com um total de 599 roubos no Estado de São Paulo durante o ano de 2022. O pico foi de 89 roubos em maio.

Caso queira consultar outros veículos dados sobre violência no Estado de São Paulo, basta acessar o portal da transparência do site da Secretaria de Segurança Pública.