A Federal Trade Comission (FTC), é o órgão dos Estados Unidos que regula as relação entre consumidores e empresas. Na última semana ela ganhou notoriedade ao aplicar ao Facebook a maior multa da história da agência a uma empresa de tecnologia, US$ 5 bilhões, por conta do uso indevido de dados do site pelo Cambridge Analytica.

No total, 50 milhões de usuários do Facebook tiveram dados roubados pela CA, que utilizou as informações ilegais para divulgar propagandas políticas durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016. Porém a multa foi além da questão monetaria, e envolveu também sanções no âmbito da segurança de dados para o Facebook. Veja abaixo as mudanças que o órgão regulador vai impôr a rede social.

Controle de aplicativos de terceiros

Essa medida vai de encontro com o cerne da questão do Cambridge Analytica, que utilizou um aplicativo dentro do Facebook para roubar informação dos usuários que o usavam e de seus amigos na rede social. Segundo o FTC, a empresa de Mark Zuckerberg terá que ter maior controle de desenvolvedores que trabalham com o site, tendo que terminar a relação com desenvolvedores que não cumpram as políticas do Facebook, ou que não consigam justificar o uso de dados coletados.

Telefone não é propaganda

Um dos dispositivos de autenticação do Facebook é a “autenticação de dois fatores”, quando com suspeitas do local de acesso, a rede social pede a confirmação de um código enviado para o número pessoal do usuário. A questão é que este dado era usado para o Facebook indicar propagadas, algo que agora é ilegal pelo FTC. Desta maneira, o número usado na autenticação não poderá ser explorado de nenhuma outra maneira.

Reconhecimento facial

O Facebook desenvolveu uma tecnologia que identifica o usuário em fotos presentes na rede social, e indica a marcação na imagem. Segundo a FTC, o site terá que alertar as pessoas de que esta funcionalidade está sendo usada, para que aqueles que se sentirem incomodados, possam desligar a função.

Manter um comitê de segurança

A quarta decisão da FTC é ampla e inclui uma série de medidas. Segundo o órgão regulador, o Facebook terá de “criar, implementar e manter um programa compreensível de segurança de dados”. Segundo post de Mark Zuckerberg no Twitter, o Facebook dará a segurança de dados tratamento similar ao dado para o controle de financeiro, com um comitê que faz auditorias constantes da questão.

Criptografia de senhas

O Facebook já teve casos gigantes arquivos com a senha de perfis terem sido vazados. Para evitar novos problemas do tipo, a FTC agora exige que a rede social guarde todas as informações de maneira criptografada, e que faça análises periódicas sobre a seguranças destes arquivos.

Proibido pedir informação para terceiros

A última sanção diz respeito a pedidos de informações pessoais a outros aplicativos. Desta maneira, a rede social não está mais permitida a pedir a outros programas e apps confirmação de identidade.