O maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, foi destruído no hangar nas proximidades de Kiev, durante os ataques russos à Ucrânia.

Antonov An-225 Mriya foi criado em 1988 pelo programa espacial soviético e era o avião mais pesado a sair do chão e o maior cargueiro do mundo.

O An-225 Mriya (“sonho” em russo e ucraniano) foi criado para carregar o ônibus espacial Buran, que chegou a viajar ao espaço, mas sem passageiros. Com o fim da União Soviética, ficou abandonado por anos até ser posto para trabalhar de volta pelos ucranianos. O único exemplar foi destruído no incêndio causado pelo combate. Um segundo exemplar, em construção, já havia sido destruído dias antes. A Ucrânia diz que vai reconstruir e os russos irão pagar pelo avião. As informações são do portal Olhar Digital.

Ficha técnica

Origem: URSS, 1988

Altura: 18,1 m

Envergadura: 88,4 m

Comprimento: 84 m

Motores: 6x D-18T turbofan, 229.5 kN

Velocidade Máxima: 850 km/h

Peso máximo ao decolar: 640.000 kg

Veja seis aviões considerados maiores que o An-225 em altura, comprimento e largura das asas.

1- Lockheed C-5 Galaxy

Criado na Guerra do Vietnã como um transporte ultrapesado a jato e intercontinental, é o maior cargueiro das forças armadas dos Estados Unidos, usado em todas as guerras do país. Pode transportar até 2 tanques M1A1 Abrams ou um tanque e dois veículos de combate de infantaria M2 Bradley. Transporta 72 soldados, mas poderia levar mais de 1000.

Ficha técnica

Lançamento: EUA, 1968

Altura: 19,84 m

Envergadura: 67,89 m

Comprimento: 75,31 m

Motores: 4x GE F138-100 turbofan, 230 kN

Velocidade Máxima: 856 km/h

Peso máximo ao decolar: 381.000 kg

2- Antonov An-124 Ruslan

Maior avião militar do mundo e maior cargueiro civil dos mesmos criadores do An-225. O projeto começou em 1970 para substituir os cargueiros turboélice An-22. É usado pelas forças armadas russas, por empresas civis da Rússia, Ucrânia e Emirados Árabes. Até 2014, Rússia e Ucrânia planejavam retomar sua produção em conjunto, mas o acordo acabou como as relações entre os dois países.

Ficha Técnica

Lançamento: URSS, 1982

Altura: 21,08 m

Envergadura: 73,3 m

Comprimento: 69,1 m

Motores: 6x D-18T, 228 kN

Velocidade Máxima: 865 km/h

Peso máximo ao decolar: 402.000 kg

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3- Boeing 747-800

Criado para competir com o Airbus A380, o maior 747 de todos os tempos foi lançado em 2011, com capacidade para 467 passageiros. Como o A380, era um projeto para voos com uma grande quantidade de passageiros.

Ficha Técnica

Lançamento: EUA, 2011

Altura: 19,4 m

Envergadura: 68,4 m

Comprimento: 76,3 m

Motores: 4 x GE GEnx-2B67, 296 kN

Velocidade Máxima: 956 km/h

Peso máximo ao decolar: 447.700 kg

4- Airbus A380

Foi o maior avião produzido em série na história, mas a crise econômica iniciada em 2008 acabou com os planos para viagens intercontinentais. Com o fim dos pedidos, os últimos saíram da fábrica ano passado e as empresas aéreas estão aposentando os que compraram antes devido o alto custo de manutenção e o prejuízo ao voar com menos que a capacidade máxima.

Ficha técnica

Lançamento: União Europeia, 2007

Altura: 24,09 m

Envergadura: 79,75 m

Comprimento: 72,72 m

Motores: 4 × Trent 970-84/970B-84 turbofan, 348 kN

Velocidade Máxima: 1.176 km/h

Peso máximo ao decolar: 575.000 kg

5- Scaled Composites Stratolaunch

São dois 747-400 emendados numa asa central, criando o avião mais largo de todos os tempos, e, em matéria de peso, o segundo maior após o Mryia. A ideia, uma parceira entre o co-fundador da Microsoft Paul Allen e o criador da empresa espacial Scaled Composites, Burt Rutan, era carregar um foguete entre as asas, levá-lo à estratosfera (entre 10 km a 60 km de altitude) e, aproveitando o ar mais rarefeito, lançá-lo de forma mais econômica que do solo. Com a morte de Paul Allen, o principal investidor, em 2019, a empresa foi comprada por um fundo especializado em empresas em crise. Realizou seu quarto voo no fim de fevereiro de 2022, não está aposentado, mas deve continuar como avião experimental, sem nunca cumprir sua missão original.

Ficha técnica

Lançamento: União Europeia, 2007

Altura: 15 m

Envergadura: 117 m

Comprimento: 73 m

Motores: 6 × Pratt & Whitney PW4056 turbofan, 252.4 kN

Velocidade Máxima: 850 km/h

Peso máximo ao decolar: 589.670 kg

6- LZ-129 Hindenburg

O zepelim da Alemanha Nazista foi uma sensação mundial, viajando inclusive para o Brasil, no período do pré-guerra, quando o país ainda tinha relações diplomáticas normais com o resto do mundo. Foi destruído num acidente nos Estados Unidos, em 6 de maio de 1937, em um incêndio fulminante que atingiu o dirigível enquanto tentava atracar em Lakehurst, Nova Jersei, e o levou ao chão em menos de 30 segundos.

Ficha técnica

Origem: Alemanha, 1936

Altura: 41,5 m

Envergadura: 41,5 m

Comprimento: 245 m

Motores: 4x Daimler-Benz DB 602, 890 kW (~13,2 kN)

Velocidade Máxima: 135 km/h

Peso carregado (sem hidrogênio): 206.350 kg