Um vídeo que circula em redes sociais mostra uma viatura da polícia de São Francisco parando um veículo autônomo que transitava com os faróis apagados pelas ruas escuras do distrito de Richmond. O registro é do dia 2 de abril mas ganhou destaque neste fim de semana, conforme notícia do site Autoevolution.

Ao se dirigir ao carro, o policial notou que não havia ninguém ao volante e assim que ele se afastou, o Chevrolet Bolt acelerou, dando a impressão que estaria fugindo dos policiais, mas o veículo parou no quarteirão seguinte com suas luzes de emergência acionadas.

+ Primeiro tuíte da história será revendido em NFT por valor 16 vezes maior

Em uma nova tentativa de abordagem, dá para notar que os policiais não sabem bem como agir. Tentam abrir o carro, observam ao redor e também olham o interior pelas janelas. A situação provocou algumas risadas das pessoas que estavam no local.

O carro é da empresa Cruise, que já oferece o serviço de carona, ainda que em testes, como qualquer outro aplicativo que conhecemos, mas com o diferencial de só oferecerem veículos autônomos, sem motorista, em sua frota. O serviço da Cruise está disponível apenas entre as 23h e 5h, horário em que trânsito é menor, mas que torna indispensável o uso dos faróis, o que provocou a ação dos policiais.

Em seu Twitter, a empresa esclareceu: “nosso AV (veículo autônomo) cedeu ao veículo da polícia e, em seguida, parou no local seguro mais próximo para a parada de tráfego, conforme pretendido. Um oficial entrou em contato com o pessoal do Cruise e nenhuma citação foi emitida.”

“Trabalhamos em estreita colaboração com o Departamento de Polícia de São Francisco sobre como interagir com nossos veículos, incluindo um número de telefone dedicado para eles ligarem em situações como essa”, comentou a empresa.

Veja o vídeo: