Em meio a um dia de falha global, indicam que dados de mais de 1,5 bilhão de usuários do Facebook vêm sendo vendidos em um popular fórum de crimes virtuais na dark web. As informações divulgadas na tarde desta segunda-feira (4) são do site Privacy Affairs.

Os dados não têm relação com o vazamento da rede social ocorrido no começo de 2021, quando 500 milhões de usuários foram expostos, e não há evidências que exista uma relação com o apagão desta segunda.

Coincidência ou não, as informações passaram a estar à venda justamente depois do sumiço do ecossistema da rede social na web, informa o portal CanalTech.

Twitter e Nubank apresentam instabilidade após Instagram, WhatsApp e Facebook

De acordo com as postagens realizadas no fórum, os seguintes dados de usuários estão sendo disponibilizados.: Nome, E-mail, Localização, Gênero, Número de telefone e ID de usuário.

O site Privacy Affairs disse que amostras das informações disponibilizadas nas postagens indicam que os dados são reais. Ainda segundo o portal, um milhão de contas do Facebook saem por US$ 5 mil, cerca de R$ 27,3 mil.

O portal também cruzou a amostra de dados disponível na postagem com os de vazamentos anteriores do Facebook e não encontrou nenhuma ocorrência igual, indicando que é um incidente novo.