Uma pesquisa apontou que infectados com a Varíola dos Macacos (Monkeypox) estão apresentando sintomas que não estavam entre os mais comuns no início dos casos pelo mundo. 

O estudo foi publicado pelo The New England Journal of Medicine nesta quinta-feira (21) e afirma que feridas na região genital, no anus e na boca dos infectados estão sendo mais comuns do que se imaginava. Outros sintomas são: dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrios e exaustão.

+Varíola dos Macacos: casos podem estar subnotificados pela dificuldade no diagnóstico

A pesquisa investigou 528 casos da doença em 16 países que apontaram que 10% das pessoas tiveram apenas lesões nas regiões genitais e 15% sentiram dores anais. 

“O atual surto global de infecção pelo vírus da varíola dos macacos em humanos sugere mudanças nos aspectos biológicos do vírus, mudanças no comportamento humano ou ambos; tais mudanças podem ser impulsionadas pelo declínio da imunidade à varíola, relaxamento das medidas de prevenção do Covid-19, retomada de viagens internacionais e interações sexuais associadas a grandes reuniões”, afirmou o artigo.

Casos podem estar subnotificados no Brasil e no mundo

Essa alteração nos sintomas podem estar dificultando o diagnóstico da doença, já que muitas pessoas estão tendo feridas pequenas, quase imperceptíveis, e não procuram ajuda médica. 

“A doença está tendo uma apresentação muito tênue, muito leve, muito benigna”, explicou o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e professor do departamento de medicina da Unesp, Alexandre Naime Barbosa.