Os casos de varíola dos macacos com transmissão local aumentam no Brasil com a confirmação de mais dois pacientes no Rio de Janeiro.

A prefeitura do Rio informou na quinta-feira (23), que um homem de 25 anos e outro de 30 infectados com a doença não possuem histórico de viagem internacional recente, um sinal que a infecção possivelmente ocorreu dentro do estado.

+ Saúde confirma 3 primeiros casos autóctones de varíola dos macacos no Brasil

Ainda nessa quinta, o Ministério da Saúde havia informado outros três pacientes no estado de São Paulo que também não contavam com histórico de viagem ao exterior. Dessa maneira, já são cinco os casos de transmissão local.

A varíola dos macacos já tem 16 casos confirmados no Brasil, de acordo com a Agência Brasil. São 10 casos em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro e dois no Rio Grande do Sul.

Centenas de casos da doença foram reportados globalmente nas últimas semanas, fora do continente africano, onde ela é endêmica.

A varíola dos macacos é transmitida por contato próximo com alguém que tem o vírus ou com as feridas provocadas pela doença.