Pesquisas mostram que as mutações da covid-19 podem surgir a partir de pessoas que ficaram infectadas por muitos dias e com problemas de saúde que afetam o sistema imunológico.

De acordo com o R7, o biólogo e virologista do Instituto de Medicina Tropical, da Faculdade de Medicina da USP (IMT/FMUSP), José Eduardo Levi, explica que uma das hipóteses mais prováveis para o surgimento de variantes, não a brasileira necessariamente, é que as novas cepas surgiram em pessoas que ficaram muito tempo infectadas.

+ OMS aponta fazendas de vida selvagem como fonte da pandemia

Isso ocorre porque com mais tempo no organismo, o vírus consegue se adaptar e evoluir dentro do corpo do paciente antes de ser transmitido a outras pessoas.

Citando o New York Times, o R7 destaca que a explicação mais provável para o surgimento da variante no Reino Unido é exatamente igual a da mutação brasileira e surgiu quando as taxas de transmissão não estavam tão altas.

Especialistas consideram que uma solução poderia ser vacinar pessoas com problemas no sistema imunológico, mas essa hipótese ainda precisa ser comprovada.