Variantes da covid-19 se propagam, e OMS se reúne de urgência
O comitê de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) analisa, nesta quinta-feira (14), as novas variantes do coronavírus, que preocupam autoridades em todo mundo, onde a luta contra o aumento dos contágios se intensifica a golpe de confinamentos, toque de recolher e campanhas de vacinação.
O ressurgimento do vírus também atinge a China, que hoje anunciou a primeira morte por covid-19 desde maio passado, apesar de parecer ter erradicado a pandemia.
+ Veja como pedir reaplicação do Enem em caso de infecção por covid-19
As cepas britânica e sul-africana do coronavírus, especialmente contagiosas, espalham-se rapidamente. A variante detectada inicialmente no Reino Unido já foi localizada em 50 países, e a África do Sul, em 20, segundo a OMS. A instituição afirma que esse balanço provavelmente está subestimado.
Outra mutação, originária da Amazônia brasileira, cuja descoberta foi anunciada pelo Japão no último domingo, está sendo analisada e pode ter impacto na resposta imunológica, afirma a OMS, que fala em uma “variante preocupante”.
Para analisar essas cepas – que “precisam de um debate urgente” -, o comitê de especialistas da OMS, que se reúne normalmente a cada três meses, foi convocado com duas semanas de antecedência. Na reunião desta quinta-feira, serão definidas recomendações para a organização e para seus países-membros, de acordo com um comunicado da OMS publicado na quarta-feira (13) em Genebra.
– Pesquisadores na China –
Uma nova onda de contágios atinge o mundo todo.
A China, onde a pandemia surgiu no final de 2019, anunciou nesta quinta-feira a primeira morte de covid-19 em oito meses. O óbito foi na província de Hebei, onde as autoridades confinaram várias cidades após o surgimento de novos focos. As autoridades sanitárias chinesas anunciaram 138 novos casos, o maior saldo diário desde março passado.
Nesta quinta-feira, uma equipe de especialistas da OMS chegou a Wuhan, no centro da China, onde o vírus foi detectado pela primeira vez no final de 2019. Eles investigarão a origem da pandemia, após cumprirem duas semanas de quarentena.
O Japão estendeu, por sua vez, na quarta-feira, o estado de emergência em vigor em Tóquio e na região metropolitana para mais sete departamentos. Também decretou o fechamento de bares e restaurantes à noite.
Diante do pior surto de casos e do pior balanço da Europa, com 85 mil mortes, o Reino Unido voltou a confinar sua população, em meio à propagação da variante do vírus muito mais contagiosa. Nas últimas 24 horas, o país registrou 1.564 óbitos, o pior resultado desde o início da pandemia.
No continente, Portugal decretou um novo confinamento geral a partir de sexta-feira, após registrar, ontem, 10.500 novos casos em um único dia.
Na Espanha, que registrou nesta quarta-feira 39 mil novos casos, a situação é de “risco extremo”, segundo a ministra da Política Territorial, Carolina Darias.
Na Itália, mergulhada em uma nova crise política, o governo anunciou a intenção de prorrogar o estado de emergência até 30 de abril.
Já na França, as autoridades vão anunciar novas medidas nesta quinta-feira para enfrentar o aumento das infecções (mais de 23.000 casos registrados quarta-feira) e a propagação da nova variante britânica.
Em Cuba, as autoridades impuseram o fechamento de escolas, bares e restaurantes em Havana, após suspender o toque de recolher noturno anunciado horas antes pela imprensa oficial.
No Peru, o governo comunicou ontem que reforçará as restrições à liberdade de movimento da população diante do aumento de novos casos diários de covid-19. Entre outras medidas, ampliará o horário do toque de recolher, para conter uma segunda onda da pandemia.
E, na Bolívia, o ex-presidente Evo Morales contraiu o vírus.
– “Astronômico” –
A pandemia da covid-19 já deixou pelo menos 1.963.557 mortos no mundo, de acordo com um balanço da AFP feito com base em fontes oficiais. Os Estados Unidos são o país mais atingido, com mais de 384.000 óbitos e pelo menos 23 milhões de casos.
As autoridades americanas anunciaram na quarta-feira que 10 milhões de pessoas foram vacinadas no país, o que representa mais de um terço das 28 milhões de doses administradas em 46 países, segundo a OMS. Ainda é, porém, pouco para conter a pandemia.
Na Califórnia, um dos principais focos do coronavírus, um “megacentro” de vacinação abriu suas portas ontem, em um estacionamento do famoso parque de diversões Disneylândia, em Anaheim. O local ficou fechado por dez meses, devido à pandemia.
De acordo com jornalistas, o papa Francisco, de 84 anos, foi vacinado na quarta-feira.
Na Rússia, o presidente Vladimir Putin ordenou nesta quarta-feira que a vacinação de todas as categorias da população comece na próxima semana. Segundo ele, a vacina que o país desenvolveu é a “melhor”.
Ante o avanço da pandemia, governos do mundo inteiro correm para comprar e administrar vacinas o mais rápido possível.
O Reino Unido quer lançar, “o mais rápido possível”, uma campanha de vacinação 24 horas por dia. A meta é que, até meados de fevereiro, as pessoas com mais de 70 anos e os profissionais de saúde – cerca de 15 milhões de pessoas – tenham recebido a vacina, ante 2,4 milhões que foram imunizados desde 8 de dezembro.
A União Africana obteve 270 milhões de vacinas para o continente, onde a maioria dos países não tem meios para financiá-las, anunciou ontem a África do Sul, que detém a presidência rotativa da UA.
O Brasil anunciou ontem, por sua vez, que dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford serão enviadas da Índia de avião para iniciar a vacinação da população antes do final de janeiro.
burs/hba/sg/am/ybl/af/gma/tt
Veja também
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel
Tópicos
censo covid exame antígeno covid morte por covid no brasil nova cepa covid numero de mortes covid mundo oms covid Reunião OMS sintomas da covid 19 no inicio teste rapido covid farmacia vacinas covid brasil valeforms covid variante da covid Variantes da Covid-19 Variantes da covid-19 se propagam