Giro

Variante sul-africana pode reduzir a proteção da vacina da Pfizer, diz estudo

Crédito: Reprodução/Divulgação

O estudo descobriu que a vacina ainda é capaz de neutralizar o vírus e não há evidências de testes em pessoas de que a variante reduz a proteção da vacina. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Um estudo de laboratório sugere que a variante sul-africana do coronavírus pode reduzir a proteção de anticorpos da vacina Pfizer / BioNTech em dois terços, e não está claro se a injeção será eficaz contra a mutação, disseram as empresas.

O estudo descobriu que a vacina ainda é capaz de neutralizar o vírus e não há evidências de testes em pessoas de que a variante reduz a proteção da vacina.

+ Italiano vacinado é infectado com variante brasileira do coronavírus

Para o estudo, os cientistas das empresas e da University of Texas Medical Branch desenvolveram um vírus modificado que continha as mesmas mutações transportadas na porção de pico da variante do coronavírus altamente contagiosa descoberta pela primeira vez na África do Sul, conhecida como B1351. O pico, usado pelo vírus para entrar nas células humanas, é o principal alvo de muitas vacinas Covid-19.

Os pesquisadores testaram o vírus modificado com sangue coletado de pessoas que receberam a vacina e descobriram uma redução de dois terços no nível de anticorpos neutralizantes em comparação com seu efeito na versão mais comum do vírus prevalente em testes nos Estados Unidos.

“Não sabemos qual é o número mínimo de neutralização. Não temos essa linha de corte ”, disseram, acrescentando que suspeita que a resposta imunológica observada provavelmente esteja significativamente acima de onde deveria estar para fornecer proteção. Isso porque em ensaios clínicos, tanto a vacina Pfizer / BioNTech quanto uma injeção similar da Moderna conferiram alguma proteção após uma única dose com uma resposta de anticorpos inferior aos níveis reduzidos causados ​​pela variante sul-africana no estudo de laboratório.

Mesmo que a variação reduza significativamente a eficácia, a vacina ainda deve ajudar a proteger contra doenças graves e morte. Especialistas em saúde dizem que esse é o fator mais importante para evitar que sistemas de saúde sobrecarregados fiquem sobrecarregados.

Mais trabalho é necessário para entender se a vacina funciona contra a variante sul-africana, disse Shi, incluindo ensaios clínicos e o desenvolvimento de correlatos de proteção – os pontos de referência para determinar quais níveis de anticorpos são protetores.

A Pfizer e a BioNTech disseram que estão fazendo um trabalho de laboratório semelhante para entender se sua vacina é protetora contra outra variante encontrada pela primeira vez no Brasil.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação cepa africana colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? coronavírus cura Covid variantes crise vacinação eficácia da vacina falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunidade imunizantes brasil Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi site vacinação uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros variante variante sul africana