O mundo ainda tenta se livrar da variante Delta do coronavírus e uma nova cepa já está causando preocupação. Chamada de variante Mu, a nova cepa surgiu na Colômbia e já está presente em 39 países da América do Sul e da Europa.

A nova cepa está sendo avaliada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que diz há indicativos de que ela pode ser resistente a vacinas, conforme o Correio Braziliense. Porém, a entidade alerta que é preciso mais estudos para entender as características da Mu. A entidade destaca, porém, que ainda são necessários mais estudos.

+ Delta já representa 59% dos casos de Covid no Brasil; conheça as outras variantes

A variante Mu foi identificada pela primeira vez na Colômbia em janeiro. No Brasil, a cepa chegou com a Copa América, em julho, e a estimativa é que já tenham 10 casos registrados no País.

Apesar de a prevalência global ser pequena, com apenas 0,1% dos casos, na Colômbia, a nova cepa já chega a 39% e, no Equador, a 13%.

A Mu foi continua classificada como uma ‘variante de interesse’, conforme o boletim epidemiológico da OMS semanal sobre a evolução da pandemia. Desde o início da pandemia, a OMS classificou quatro das variantes como ‘preocupantes’ – Alfa, Beta, Gama e Delta – e outras cinco foram classificadas como ‘de interesse’ – Mu, Eta, Iota, Kappa e Lambda.

Vale destacar que todos os vírus sofrem mutações com o tempo e a maioria das mudanças não interferem em nada. Porém, algumas podem influenciar a capacidade de propagação e a eficácia de vacinas, por exemplo.